O Sporting prepara-se para ver partir Manuel Ugarte no final da época 2022/23. O médio uruguaio é dos jogadores mais cobiçados do plantel, pelo que muito dificilmente irá permanecer em Alvalade. As suas exibições na I Liga, Champions e Liga Europa não passaram despercebidas aos principais clubes europeus, principalmente da Premier League.

Numa altura em que se fala muito da sua saída, o Sporting terá de se apressar para deter a maior percentagem possível do passe do jogador. Os leões tem 70 por cento do passe de Manuel Ugarte e, nos próximos dias, deverá adquirir os 20 por cento que estão na posse do Fénix, clube uruguaio que o vendeu ao Famalicão em 2020, por três milhões de euros.

De acordo com a edição desta terça-feira do jornal Record, o emblema uruguaio pede cinco milhões de euros pela sua percentagem do passe de Ugarte. Uma verba que a direção liderada por Frederico Varandas deverá negociar.

Os restantes 10 por cento do passe de Ugarte estão nas mãos do Famalicão. O Sporting poderá adquirir essa percentagem, mediante o pagamento de dois milhões de euros. Aquando da transferência do médio uruguaio do Famalicão para os leões, as partes acordaram que a formação de Alvalade teria de adquirir parte do restante passe do jogador mediante a sua prestação nos verde e brancos.

Por cada 30 jogos feitos por Ugarte em que esteja em campo, pelo menos, 45 minutos, o Sporting tem de pagar dois milhões de euros ao Famalicão, ao mesmo tempo que recebe mais 10 por cento do passe do jogador.

Em 2011/22 o Sporting pagou 6,5 milhões de euros ao Famalicão por 50 por cento do passe de Manuel Ugarte. Com os dois milhões que investiu em outubro, passou a deter 60 por cento do passe, num investimento de 8,5 milhões de euros. Os leões terão de desembolsar mais dois milhões de euros já que Ugarte completou 60 jogos pelo Sporting na 31.ª jornada diante do Paços de Ferreira.

Após o jogo com os castores para a I Liga, serão outros dois milhões, fazendo o investimento subir para 10,5 milhões de euros por 70 por cento do passe.

Não será de estranhar se chegar a Alvalade uma proposta pelo seu passe já no mercado de verão. E quanto maior a percentagem do seu passe na posse do Sporting, mais dinheiro entrará nos cofres da SAD leonina.