O Sporting manifestou hoje o seu pesar à família e amigos de Manuel de Oliveira, antigo jogador do clube e ex-treinador de futebol, falecido na terça-feira, aos 85 anos.

Manuel de Oliveira começou as escolas de formação do Barreirense e transferiu-se para o Sporting ainda júnior, tendo integrado o plantel dos ‘leões’ entre 1950 e 1956, ao serviço dos quais se sagrou campeão nacional na época de 1952/53.

Como treinador, foi um dos mais polémicos do futebol português, conhecido por salvar equipas da descida à então II Divisão, que a ele recorriam quase sempre com sucesso quando estavam em risco, nos últimos lugares da tabela classificativa, e pelas suas inovações de natureza tática, que fizeram com lhe fosse conferida a alcunha de ‘mestre da tática’.

CUF, Leixões, Belenenses, Sanjoanense, Barreirense, Farense, Benfica de Nova Lisboa (Angola), Olhanense, Beira Mar, Marítimo, Portimonense, União de Leiria, Vitória de Setúbal, Louletano, Fafe, Varzim, Nacional, Sintrense, Montijo, Desportivo de Beja, US Lusitanos (França), Gondomar e Imortal de Albufeira foram os 23 clubes que treinou durante 36 anos, entre 1962 e 1998, além da seleção da Guiné-Bissau.

“É mais um grande ‘leão’ que nos deixa fisicamente, mas cuja memória perdurará para sempre na nossa história”, escreveu o Sporting na sua página na Internet.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.