Bas Dost tem sido um dos principais destaques do Sporting esta época, especialmente pelos golos que tem marcado. Em 18 partidas disputadas, o avançado holandês leva já 17 golos, uma marca que um 'leão' não conseguia desde 2001/2002, última época em que o Sporting foi campeão.

Na altura, Mário Jardel fazia o papel de artilheiro de serviço e tinha 28 tentos apontados, em 18 jogos disputados. Em números globais, Bas Dost igualou também a sua época mais goleadora, desde que saiu da Holanda, em 2011/2012 (20 golos na época 2014/2015, no Wolfsburgo).

No século XXI, apenas outros três avançados conseguiram melhor número de golos em 18 jogos disputados. Em 2010/2011, Hulk, do FC Porto tinha 19 golos marcados em 18 partidas disputadas.

Já na época 2012/2013, foi a vez de Jackson Martínez, do FC Porto, igualar o extremo brasileiro e apontar os mesmos 19 golos. Mais recentemente, na época passada, foi a vez de Jonas, por parte do Benfica, de conseguir 18 golos marcados em 18 partidas disputadas.

Fazendo a comparação com as principais ligas europeias, Bas Dost assume-se como um candidato de peso para a Bota de Ouro, prémio atribuído ao melhor marcador de uma liga europeia, surgindo na quarta posição deste galardão. No topo, como líder destacado, está Edinson Cavani, do Paris Saint Germain, com 25 golos marcados. Alexandre Lacazette, do Lyon, surge em segundo lugar com 20 tentos apontados.

Na terceira posição surgem três jogadores. Luis Suárez (Barcelona), Gonzalo Higuaín (Juventus), Edin Dzeko (Roma) têm 18 golos marcados nas suas respetivas ligas. Em igualdade de golos com o avançado dos 'leões' estão Alexis Sanchéz (Arsenal), Pierre Erick-Aubameyang (Borussia Dortmund), Andrea Belotti (Torino) e Lionel Messi (Barcelona), com 17 golos cada um.