O Sporting defronta o Vitória de Guimarães este sábado, em jogo da 3.ª jornada da I Liga. Este encontro aparece entre a eliminatória com o Steaua de Bucareste, no play-off de acesso à fase de grupos da Champions.

Dois jogos muito importantes em tão pouco tempo que irão exigir muito de Jorge Jesus e dos jogadores. É que em casa o Vitória de Guimarães não tem sido um adversário fácil para o Sporting. Na época passada, ´leões` e ´conquistadores` empataram 3-3 no D. Afonso Henriques, num jogo louco em que a equipa de Jesus esteve a vencer por 3-0. Markovic, Coates e Elias deram vantagem ao Sporting que vencia por 3-0 até aos 74 minutos, altura em que Marega começou a revolução dos ´conquistadores` com um bis, antes de Soares fechar as contas do jogo.

Dois jogadores que já não estão no ´Castelo` e que se mudaram para o rival FC Porto.

O empate surgiu depois da derrota por 2-1 no Bernabéu frente ao Real Madrid, num grande jogo do Sporting que só foi batido nos descontos. Na altura, Jorge Jesus teve uma declaração muito criticada pela imprensa. O técnico disse que a diferença do Sporting para as outras equipas estava no treinador.

No jogo da segunda volta o Sporting tinha a oportunidade de se redimir, mas empatou 1-1 com a equipa de Pedro Martins. Marega voltou a tramar os ´leões`, um ano depois de ter sido ´gozado` pelos adeptos do Sporting, durante um Sporting-FC Porto. Na altura havia uma faixa em Alvalade com a seguinte inscrição: "Mete o Marega".

Adeptos do Sporting: Mete o Marega
Adeptos do Sporting: Mete o Marega

Mas desde o 3-3 de da 7.ª jornada, jogado a 1 de outubro de 2016, muda coisa mudou nos dois clubes. Dos onze apresentados, poucos serão os jogadores a ir a jogo este sábado. Do lado do Guimarães, Hernâni e Marega voltaram ao FC Porto, Bruno Gaspar saiu para a Fiorentina, Rúben Ferreira e João Pedro também saíram. Do lado do Sporting, Schelotto, Rúben Semedo, Marvin Zeegelaar, William Carvalho, Bryan Ruiz e Markovic não irão a jogo. Uns porque deixaram Alvalade, outros porque preparam-se para deixar por não serem opções nesta altura (Bryan Ruiz e Schelotto). William está lesionado.

Depois deste jogo, onde o Sporting não quererá perder o comboio da frente, os ´leões` começam a preparar o jogo como Steaua de Bucareste, da segunda-mão do play-off da Champions. Após o 0-0 em Alvalade, o Sporting precisa de vencer ou empatar com golos para entrar na fase de grupos da prova milionária.

Este será o encontro 145 entre as duas formações para a Liga, com clara vantagem para o Sporting. Os ´leões` venceram por 89 vezes, os minhotos por 21 ocasiões. Houve 21 empates entre ambos. Em casa do Guimarães o domínio continua a ser leonino, com 36 vitórias em 72 jogos. Os ´conquistadores` só venceram os ´leões` em casa por 14 vezes. A última vitória foi em na Liga 2014/2015, por 3-0, com golos de Bouba Saré, André André e Maurício (autogolo).

O V. Guimarães-Sporting está agendado para às 18h15 deste sábado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.