O Sporting pode dilatar este domingo para nove pontos a vantagem sobre o Sporting de Braga e dar um passo de ‘gigante’ rumo ao ‘play-off’ da Liga dos Campeões de futebol, na 26.ª jornada da I Liga.

Sem a pressão do título, os ‘leões’, que recebem o Vitória de Guimarães, parecem ter estabilizado em termos exibicionais e a prioridade de Marco Silva é assegurar o mais cedo possível o ‘milionário’ terceiro posto, antes de apostar tudo na conquista da Taça de Portugal, único título que poderá alcançar esta época.

A receção aos minhotos é uma boa oportunidade para os leões assegurarem uma vantagem confortável em relação ao Sporting de Braga na luta pelo terceiro lugar e aproveitar o ‘nulo’ inesperado dos minhotos na receção à Académica, na sexta-feira.

Por outro lado, o Vitória de Guimarães, que na primeira volta bateu os ‘leões’ por 3-0, caiu muito de rendimento e deixou de ser a ‘equipa-sensação’ da primeira volta, ressentindo-se muito das saídas, em janeiro, do extremo Hernâni, para o FC Porto, e do defesa costa-marfinense Adama Traoré, ambos titulares.

Tanto assim que a equipa orientada por Rui Vitória tem o quinto lugar em risco, face à aproximação de Belenenses, Paços de Ferreira e Rio Ave, que estão todos a quatro pontos de distância, embora a equipa de Vila do Conde tenha um jogo a mais, o que disputou sábado, vencendo o Benfica por 2-1.

A equipa do Restelo faz hoje no Bessa o seu primeiro jogo sem Lito Vidigal, despedido esta semana pela SAD dos ‘azuis’ quando a equipa está, com escassos meios, a lutar pelo quinto lugar, mas vai ter pela frente um Boavista determinado em assegurar pontos para estar a salvo da descida de divisão, à medida que o campeonato se aproxima da fase final e decisiva.

De destacar a receção do Arouca ao Gil Vicente, antepenúltimo e penúltimo classificados, separados por um escasso ponto, numa partida que assume uma importância inequívoca para ambos na luta pela manutenção.

Também separados por um ponto, mas colocados em posição mais tranquila da tabela classificativa, Moreirense e Marítimo, 10.º e 11.º, respetivamente, enfrentam-se em Moreira de Cónegos, numa partida sem a pressão dos pontos, suscetível de proporcionar um bom espetáculo.

A ronda, já marcada pelo desaire do Benfica e o empate posterior do FC Porto com o Nacional, apenas termina na segunda-feira, com a receção do Vitória de Setúbal ao Paços de Ferreira.