O Sporting é o quarto clube com mais futebolistas da sua formação em 31 ligas europeias, com 54, numa lista liderada pelo Ajax, segundo o relatório do Observatório do Futebol do Centro de Estudos do Desporto (CIES).

Na classificação, que considera os jogadores da formação que tenham estado no clube pelo menos três épocas entre os 15 e 21 anos, são contabilizados oito jogadores no plantel dos ‘leões’ e 46 noutros clubes, o que totaliza 54 futebolistas.

Os holandeses do Ajax lideram a lista, com nove jogadores na equipa e um total de 72, seguidos dos sérvios do Partizan, com 61 (cinco no clube) e dos croatas do Dínamo Zagreb, com 55 (13 na equipa principal).

Atrás do Sporting, que no ano passado ocupava a mesma posição, mas com um total de 53 jogadores, seguem empatados na quinta posição os espanhóis do FC Barcelona e do Real Madrid, com 53 futebolistas.

Também no ‘top-20’, na 16.ª posição, figura o FC Porto, com 41 futebolistas, quatro dos quais no seu plantel, em igualdade com os sérvios do Vojvodina.

O Benfica, com um total de 40 e quatro no plantel principal, surge logo a seguir, no 18.º lugar, em igualdade com os franceses do Lyon.

Entrentanto, o Sporting é o único emblema português na lista de 55 com jogadores presentes nos campeonatos de Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália, considerados os cinco principais da Europa.

Numa lista liderada pelo Real Madrid, com um total de 41 futebolistas, os ‘leões’ ocupam a 50.ª posição, com 11 jogadores, o mesmo número que os espanhóis do Villarreal, os alemães do Borussia Moenchengladbach e do Hamburgo e os argentinos do Boca Juniors.