O Sporting tem hoje a possibilidade de recuperar o segundo lugar e colocar-se a um escasso ponto da liderança da I Liga portuguesa de futebol, precisando para isso de vencer em Guimarães.
Em encontro da 10.ª jornada, os “leões” vão tentar responder ao Benfica, que venceu por 1-0 na receção ao Sporting de Braga, e aproveitar o deslize do FC Porto, “empatado” a um – pela segunda ronda consecutiva – na receção ao Nacional.
A formação comandada por Leonardo Jardim, que não pode contar com os castigados Marcos Rojo e Wilson Eduardo (expulsos face ao Benfica, para a Taça), soma três triunfos e um desaire (1-3 no Dragão) em reduto alheio.
Por seu lado, o Vitória de Guimarães está a atravessar a sua pior fase da temporada, seguindo no oitavo lugar do campeonato, com 13 pontos, seis dos quais conquistados em casa, onde venceu dois jogos e perdeu outros dois, um deles com o Benfica.
Nos outros encontros do dia, destaque para a deslocação do Gil Vicente, surpreendente quarto classificado, ao reduto do Marítimo, que arrancou o campeonato a vencer o Benfica (2-1), mas já caiu até ao 17.º e penúltimo lugar.
Por seu lado, o Estoril, sexto classificado, visita o Rio Ave, sétimo, e o Belenenses, 10.º, joga em Paços de Ferreira, face ao “lanterna vermelha”.
Num jogo de “aflitos”, o Vitória de Setúbal recebe no Bonfim o estreante Arouca.
O primeiro terço do campeonato encerra na segunda-feira, dia em que o Olhanense é anfitrião da Académica, que, por essa altura, pode ser última classificada.