O Sporting ascendeu, este sábado, à liderança provisória do campeonato português ao vencer o Moreirense por 0-1 em jogo da 30.ª jornada, disputado no Parque Desportivo Comendador Joaquim de Almeida Freitas, na vila de Moreira de Cónegos. O triunfo acontece dois dias antes de o Benfica receber o Vitória de Setúbal, por isso, o Sporting irá passar o fim de semana no primeiro lugar.

Os verdes e brancos têm agora 74 pontos, mais um do que as ‘águias’, colocando pressão nos rivais.

Face ao último jogo, Jorge Jesus promoveu duas alterações na equipa titular, com Bruno César a começar o encontro no banco e Zeegelaar a jogar na vez do brasileiro. Adrien voltou após cumprir castigo.

Islam Slimani marcou o único golo do primeiro tempo aos 16 minutos. O argelino só teve de encostar para o fundo das redes, após cruzamento milimétrico na direita de Schelotto. Contudo, na repetição, percebe-se que Slimani estava um pouco adiantado no momento do passe.

Até ao golo, o Sporting controlou a posse de bola e jogou no meio-campo adversário, mas sem conseguir criar perigo, algo que perdurou até ao final do primeiro tempo. Nos instantes finais dos primeiros 45 minutos, Teo ainda introduziu a bola na baliza do Moreirense, mas o árbitro assistente já tinha anulado o lance por fora de jogo.

No segundo tempo, mais morno, o Moreirense ainda reagiu e ameaçou o empate, mas a vantagem leonina pela margem mínima manteve-se até ao apito final.

Quem não esteve nada morno durante o encontro foi Jorge Jesus. O treinador do Sporting protestou quando Rafael Martins não viu cartão por falta sobre Schelotto. O árbitro Bruno Paixão não gostou das palavras e expulsou-o.

Leões ficam agora à espera do que fará o Benfica com o Vitória de Setúbal. Só na segunda-feira é que se saberá quem termina a 30.ª ronda no primeiro lugar.