O Sporting venceu, esta segunda-feira, o Vitória de Guimarães por 2-0 em jogo de encerramento da 29.ª jornada do campeonato português de futebol, disputado no Estádio D. Afonso Henriques. Pedro Gonçalves marcou no arranque do segundo tempo e Arthur no tempo de compensação.

O Sporting continua a sete pontos do terceiro lugar - que dá acesso às pré-eliminatórias da Liga dos Campeões - ocupado pelo SC Braga e a 13 do líder Benfica. Faltam cinco jornadas para terminar a edição 2022/23 da I Liga.

Veja o vídeo com o resumo

Quanto ao onze leonino, Rúben Amorim fez duas alterações relativamente ao jogo diante da Juventus, fazendo entrar Matheus Reis e Chermiti para os lugares de Gonçalo Inácio e Francisco Trincão. O treinador leonino não esteve no banco a orientar a equipa por estar a cumprir um jogo de castigo. Já Moreno promoveu cinco alterações relativamente ao último jogo em Famalicão. Bamba, Villanueva, Johnston, André Silva e Janvier foram chamados, substituindo Manu Silva, Dani Silva, Tiago Silva, Alisson Safira e Jota Silva.

Depois de uma primeira parte sem grandes momentos de futebol, a verdadeira ação começou no tempo de compensação. Aos 46 minutos, Diomande afastou o cruzamento de Lameiras, a bola sobrou para Johnston, este fintou Nuno Santos e cruzou para o segundo poste onde apareceu André Silva a encostar. O lance foi alvo de análise pelo VAR e invalidado de seguida, uma vez que o avançado vimaranense estava 7 centímetros adiantado.

As duas equipas foram empatadas (0-0) para o intervalo, algo que mudou rapidamente no arranque do segundo tempo, mais precisamente dois minutos depois de o árbitro Luís Godinho ter assinalado o reatamento da partida. Pedro Gonçalves abriu o marcador na sequência de um lance confuso na área vimaranense e Celton Biai a ser apanhado desprevenido, não se fazendo ao lance.

As melhores imagens da partida

Aos 69 minutos, o Vitória de Guimarães ficou a reclamar grande penalidade depois de um remate de Nélson da Luz contra Coates e aos 82' foi a vez de os leões ficarem a reclamar, num choque de Trincão (entrou para o lugar de Chermiti) com Maga.

Já muito perto do apito final, Coates colocou a bola na baliza, mas o lance foi anulado por fora de jogo, com o defesa uruguaio a estar adiantado no momento do (bom) passe de Trincão.

Contudo, em tempo de compensação, Arthur (entrou aos 79' para o lugar de Pote) Arthur recebeu o lançamento em profundidade de Adán e tentou a sua sorte com remate de pé esquerdo. Celton Biai ficou muito mal na fotografia.

Os leões, que haviam empatado o último encontro no campeonato, na receção ao Arouca (1-1), regressam assim aos triunfos. Na tabela, o Sporting segue em quarto, com 61 pontos, a sete do SC Braga, terceiro. O Vitória de Guimarães, que somou o quinto desaire nos últimos seis jogos, caiu para sétimo, mantendo-se com 41.