O Sporting venceu hoje em casa do Paços de Ferreira por 2-0, resultado que lhe permite voltar a igualar o FC Porto no comando da I Liga. Os 'leões' foram sempre mais perigosos, mas só conseguiram festejar na segunda parte: Gonçalo Inácio desfez o nulo logo após o intervalo e Pedro Gonçalves, que não marcava para o campeonato desde a 2.ª jornada, sentenciou o encontro na Mata Real.

Com esta vitória, o Sporting volta a colar-se ao FC Porto, que bateu o Santa Clara por 3-0, ambos com 29 pontos, enquanto o Paços de Ferreira é 11.º, com 11 pontos.

Veja o resumo

Em relação ao jogo com o Besiktas, para a Liga dos Campeões, Rúben Amorim fez duas mudanças no onze inicial: entraram Nuno Santos e Ricardo Esgaio para os lugares de Feddal (no banco) e Porro (lesionado), com Matheus Reis a recuar para o trio de centrais. Já Jorge Simão repetiu a equipa que iniciou o encontro frente ao Moreirense, na última jornada.

Sem surpresas, o Sporting entrou a pressionar e aos 8 minutos quase marcava numa das suas jogadas de marca. Coates cabeceou com perigo, após canto de Sarabia, mas André Ferreira respondeu com uma grande defesa. Aos 10’ Ricardo Esgaio recebeu na direita um passe longo de Nuno Santos e rematou para nova intervenção do guardião do Paços.

A equipa da casa resistia à asfixia dos leões e até podia ter marcado aos 11 minutos, aproveitando um atraso falhado de Matheus Nunes, que tentava entregar a Adán. O remate de João Pedro, contudo, saiu à malha lateral.

O Paços de Ferreira foi tendo mais bola a partir daí, mas mostrava algumas dificuldades em chegar à área contrária, mérito da forte pressão do Sporting no meio-campo. O melhor que conseguiu foi já em cima do intervalo, com Antunes a fugir a Matheus Nunes e a rematar à baliza - valeu o desvio de Matheus Reis para canto.

O Sporting voltou a entrar forte na segunda parte e desta vez chegou mesmo ao golo: canto de Sarabia, Coates ganhou no coração da área e Gonçalo Inácio (47'), nas costas de João Pedro, emendou de cabeça para dentro da baliza. Desta vez, o capitão não marcou, mas assistiu outro central para o seu segundo golo da temporada.

O Paços tentou responder aos 58' num livre de Nuno Santos, mas Flávio Ramos não conseguiu o desvio. A equipa de Jorge Simão abriu mais espaços na defesa e acabou por ver Pedro Gonçalves (69') aumentar a vantagem dos 'leões', num remate de primeira, em zona frontal, após cruzamento de Esgaio. O avançado não marcava no campeonato desde a visita ao SC Braga, na 2.ª jornada.

Mais confortável no jogo, o Sporting manteve-se rematador até ao fim - André Ferreira foi conseguindo afastar o perigo - e ainda teve um golo anulado a Coates ao minuto 77, por fora de jogo de Nuno Santos. Mas o marcador não voltou a mexer.