A Sporting SAD foi absolvida pelo Supremo Tribunal Administrativo no processo onde era acusada de fraude na celebração do contrato de trabalho com Rúben Amorim, na época 2019/2020, escreve a imprensa desportiva nacional. Esta decisão vem colocar um ponto final neste caso.
O caso arrastava-se desde março de 2020, quando o Sporting contratou o treinador ao SC Braga. Na altura a Associação Nacional de Treinadores de Futebol avançou com uma participação contra o Sporting e contra a Sporting SAD e Rúben Amorim, por entender que o treinador não tinha qualificações na altura para ser treinador principal de uma equipa da Primeira Liga.
Na altura, A ANTF emitiu comunicado onde considerava que "ficou provado o incumprimento do Regulamento de Competições da Liga e do Regime de acesso ao exercício da atividade de treinador de desporto." Também por essa altura também a Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional avançou com um processo, que alegando existir fraude na inscrição como treinador.
O Sporting foi condenado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol com um jogo a porta fechada e ao pagamento de uma multa de 9.563 euros. Os Leões recorreram para o Tribunal Arbitral do Desporto, que lhes deu razão, e mais, mais tarde, após recurso da FPF, no Tribunal Central Administrativo do Sul, voltaram a vencer.
A Federação Portuguesa de Futebol voltou a recorrer, desta vez para Supremo Tribunal Administrativo, onde voltou a perder. Com mais esta derrota, a FPF fica obrigada a reembolsar a SAD Leonina em 9.563 euros, mais custas do processo.
No processo junto da FPF, o Conselho de Disciplina considerou, a 1 de junho de 2021, que Rúben Amorim não poderia ser responsabilizado disciplinarmente pela prática de "falsas declarações e fraude", bem como por "fraude na celebração de contratos", escreve o Record.
A acusação de "quadro técnico sem as habilitações mínimas" foi arquivada. A "inobservância de outros deveres" de que Amorim também foi indiciado ficou sem efeito, já que o procedimento prescreveu.
Faltava a última condenação do Conselho de Disciplina da FPF sobre "inobservância de outros deveres" que recaia sobre a Sporting SAD. Condenação essa agora anulada pelo Supremo Tribunal Administrativo.
É o fim de um dos casos que muita tinta fez correr na justiça desportiva nacional.
Comentários