Os dois empates desta época, em terreno do Gil Vicente (1.ª jornada) e Rio Ave (5.ª jornada), ainda estão na memória de Vítor Pereira. O FC Porto visita um campo de dimensões reduzidas, no Estoril, no regresso ao campeonato português depois dos jogos da Taça de Portugal e Liga dos Campeões.
«Para vencermos o Estoril, em sua casa, temos de estar ao nosso melhor nível. O Estoril ilustra aquilo que são as qualidades do treinador português e das equipas portuguesas de média qualidade, se assim se pode dizer. São equipas onde os treinadores são astutos, onde normalmente defendem bem, organizados, com muita entreajuda quando jogam contra uma equipa de nível superior», explicou, esta sexta-feira, o treinador portista, em conferência de imprensa de antevisão à sétima jornada da I Liga.
«Vejo o Estoril com muita qualidade e organização defensiva, a saber jogar muito bem contra os grandes, a organizarem-se bem, com jogadores rápidos e de qualidade», acrescentou.
A vitória difícil alcançada no passado fim de semana, contra uma equipa da III Divisão, o Santa Eulália, fez com que os níveis de alerta do treinador dos Dragões subissem ainda mais, de forma a evitar os momentos constrangedores que o FC Porto passou na terceira eliminatória da Taça de Portugal.
«Precisamos de argumentos de agressividade ofensiva e defensiva e controlar nos momentos de perda de bola. É importante controlar a profundidade e imprimir um ritmo forte na circulação de bola. Criar situações que nos permitam entrar nestas defesas compactas. Não é com um jogo lento e denunciado que se consegue desestruturar uma defesa compacta como a do Estoril», explicou.
As últimas palavras de Vítor Pereira na conferência de imprensa foram para o relvado do Estado do Dragão, onde espera que a excelente qualidade volte a ser como era.
O FC Porto joga, este domingo às 20h15, com o Estoril-Praia, em desafio correspondente à sétima jornada da I Liga. Os Dragões seguem no primeiro lugar com 14 pontos, os mesmos que o rival Benfica, enquanto o Estoril está na 11.ª posição com seis pontos.