Um golo aos 99' minutos de Sebastian Coates permitiu ao Sporting somar três pontos no jogo que fechou a 23ª jornada frente ao Tondela. Jorge Jesus voltou a contar com Bas Dost na equipa titular e adaptou Bruno César no lado esquerdo para colmatar a ausência de Fábio Coentrão devido a castigo. A formação comandada por Pepa abriu o marcador logo aos 13' minutos por Miguel Cardoso, o que obrigou o Sporting a correr contra o prejuízo frente a um adversário muito bem organizado. Aos 26' minutos, Acuña encontrou espaço no lado esquerdo e cruzou de forma categórica para o 'coração' da área do Tondela, onde Bas Dost 'furou' por entre os centrais para fazer o 1-1 de cabeça. Antes do intervalo, Gelson Martins e Bruno Fernandes tentaram colocar o Sporting na frente do marcador, mas o empate persistiu até ao último lance da partida. Na segunda parte, Mathieu viu o segundo cartão amarelo e acabou por ser expulso por João Capela. Jorge Jesus já tinha lançado no jogo Doumbia e Rúben Ribeiro o que obrigou William Carvalho a recuar para a posição de central. A jogar em inferioridade numérica, o Sporting sentiu algumas dificuldades para controlar o jogo a meio-campo e apostou no jogo direto de forma a aproveitar o balanceamento do Tondela para o ataque. Aos 90' minutos, o árbitro João Capela deu quatro minutos de compensação, mas foi obrigado a parar o jogo aos 93' minutos para que Bruno Monteiro fosse assistido pela equipa médica do Tondela. Com o cronómetro a bater nos 98' minutos, um passe longo de William descobriu Bas Dost na área, com o holandês a desvia de cabeça para a baliza. Ricardo Costa tenta cortar a bola, mas esta acaba por bater no poste e sobrar para o remate vitorioso de Coates para o 2-1 final.

Momento do jogo -  Golo de Coates aos 99 minutos

O jogo estava difícil para o Sporting e parecia que os jogadores leoninos acusavam o cansaço pela viagem ao Cazaquistão para a Liga Europa. Em inferioridade numérica, a equipa de Jorge Jesus sentiu algumas dificuldades para conseguir o triunfo e Coates acabou por ter mérito na vitória dos 'leões' ao surgir isolado na área adversária para o último ataque do jogo. O central uruguaio mostrou credenciais de avançado e com um forte remate de pé direito fuzilou a baliza do Tondela quando a 'música' parecia outra.

Destaques pela positiva

Bruno Monteiro - O médio do Tondela foi determinante para que a formação comandada por Pepa disputasse o resultado com o Sporting até ao último 'suspiro'. Lutou muito com os avançados leoninos e trouxe a agressividade necessária para travar alguns jogadores mais criativos do adversário.

Bas Dost - O avançado holandês regressou em grande à competição com um golo em Tondela. A movimentação do ponta-de-lança do Sporting no golo do empate mostra que está num nível à parte. Para além disso, Bas Dost foi determinante no golo de Coates ao ganhar nas alturas um lance que permitiu depois ao central uruguaio fazer o 2-1.

Destaques pela negativa

Mathieu - O defesa central francês regressou à titularidade em Tondela depois de ficar de fora do jogo da Liga Europa com o Astana mas acabou por ser expulso e deixar a sua equipa em dificuldades.

João Capela - O árbitro da Associação de Futebol de Lisboa foi muito criticado por ambas equipas e perdeu o controlo emocional na reta final do jogo apesar de Mathieu merecer a expulsão.

No entanto, o árbitro deu quatro minutos de tempo extra aos 90' minutos, e aos 93' foi obrigado a interromper a partida para que um jogador do Tondela fosse assistido. O golo do Sporting acabou por surgir aos 99' minutos e o jogo terminou aos 100'.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.