Este artigo tem mais de 11 anos
Paços de Ferreira segura o terceiro lugar e mantém os quatro pontos de vantagem sobre o SC Braga. Sporting fica a quatro pontos do quinto lugar.
O Paços de Ferreira venceu, este domingo, o Sporting por 1-0, em jogo da 28.ª jornada da I Liga, disputado no Estádio Capital do Móvel. Tony (75’), um dos melhores em campo, marcou o golo que coloca o Paços de Ferreira mais perto da Liga dos Campeões, quando faltam apenas duas jornadas para o fim do campeonato nacional.
Para este desafio, Jesualdo Ferreira manteve a aposta no lateral Miguel Lopes. O internacional português recuperou dos problemas no adutor e tornozelo, contraídos no encontro com o Nacional da Madeira, e jogou desde o início na Mata Real.
Mas o destaque no onze dos Leões foi mesmo para Schaars que, cinco meses e meio depois, voltou a assumir a titularidade na equipa verde e branca. O holandês não era titular desde a 10ª jornada, a 26 de novembro, em Moreira de Cónegos.
Do lado da equipa da casa, o destaque foi para o regresso do central Ricardo, depois de ter cumprido um jogo de castigo.
Nas bancadas estiveram 21 clubes credenciados para este encontro, destacando-se o Manchester United, mas também Valência e Marselha.
Na primeira parte, logo aos oito minutos, Pedro Proença assinalou fora de jogo a Wolfswinkel e Capel rematou mesmo com o jogo já parado. A comitiva e os adeptos pacenses pediram cartão para o espanhol, mas o árbitro não deu ouvidos.
Perto dos 17 minutos, o juiz de Lisboa entendeu que Cássio segurou a bola com a mão na devolução de um colega, mesmo que Wolfswinkel tenha dividido a bola com o guardião pacense, e assinalou livre indireto, que o Sporting não conseguiu converter em golo.
O encontro esteve muito disputado no meio-campo, com os Leões a pressionarem a equipa do Paços de Ferreira e os Castores a controlarem e a tentarem surpreender o adversário. Notou-se aqui a ansiedade de terminar esta ronda com os três pontos para alcançar os objetivos propostos. Mas, ao intervalo, o resultado continuava em 0-0.
Nos minutos iniciais da segunda parte, as duas equipas ainda continuavam à procura do primeiro golo da partida à medida que se sucediam os lances polémicos nas grandes áreas. Ao minuto 61, Wolfswinkel seguia com a bola controlada, Cássio parou o lance, e o avançado holandês ficou caído a reclamar grande penalidade.
Já com Viola, Adrien Silva e Carrillo na equipa do Sporting, o Paços de Ferreira conseguiu chegar ao único golo na reta final do encontro. Tony, uma das figuras deste encontro, aproveitou, na recarga, e de cabeça, uma bola que tinha ido ao poste da baliza de Rui Patrício, depois de um livre direto apontado por Josué.
Faltam apenas duas jornadas para o fim do campeonato português e o Paços de Ferreira segura o terceiro lugar, que dá acesso ao play-off da Liga dos Campeões, com mais quatro pontos que o SC Braga (4.º classificado). O Sporting compromete assim a sua ambição de chegar a um lugar que dê acesso à Liga Europa, uma vez que está a quatro pontos do quinto lugar, ocupado pelo Vitória de Guimarães.
Comentários