O treinador do Vitória de Guimarães disse hoje que vencer o Vitória de Setúbal, sábado, em casa, na 23.ª jornada da Liga de futebol, é uma «clara prioridade», face aos últimos resultados negativos.

O Vitória de Guimarães vem de duas derrotas consecutivas e nos últimos cinco jogos só amealhou quatro pontos, tendo caído para a quinta posição, a um ponto do quarto, o Paços de Ferreira, mas com o vizinho Sporting de Braga na peugada, a apenas um ponto também.

Para Manuel Machado, a luta europeia «vai ser disputada ao sprint» até ao final do campeonato por uma «mão cheia de candidatos», incluindo o Vitória de Guimarães, que «não abdica de ser um deles», pelo que o jogo de sábado frente ao homónimo sadino, assume uma «importância acrescida», frisou.

«São três pontos fundamentais e juntam-se muitos factores para que a vitória seja uma clara prioridade», defendeu.

Para o embate de sábado, são vários os impedimentos, por lesão e castigo, no plantel vitoriano, mas Manuel Machado recusa vitimizar-se com eles.

«É uma realidade e tenho que viver com ela. Os meus colegas das equipas que são nossas concorrentes têm problemas semelhantes e compete-me é arranjar soluções e não desculpas», disse.

O técnico admitiu como «provável» a estreia de Tony, reforço de inverno, no lado direito da defesa, substituindo o castigado Alex, e o recuo de Cléber para o eixo defensivo, para o lugar do também castigado N’Diaye.

Machado disse esperar um adversário a atravessar «alguma transformação», por força da entrada de Bruno Ribeiro para o lugar de Manuel Fernandes no comando técnico, nomeadamente no esquema táctico a utilizar.

A equipa vimaranense volta a treinar sexta-feira e só depois será divulgada a lista de convocados.

Os minhotos são quintos classificados, com 32 pontos, enquanto os sadinos ocupam a 14.ª posição, com 20.

O jogo entre “Vitórias” realiza-se no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, às 20:15 de sábado, e será arbitrado por Duarte Gomes, de Lisboa.