A UEFA está a investigar o Vitória de Guimarães e cinco outros clubes envolvidos nas competições europeias para ver se respeitam os critérios da entidade quanto ao pagamento de dívidas e cumprimento das obrigações fiscais.

De acordo com uma nota publicada hoje no site oficial do organismo, são seis os clubes envolvidos nas competições da UEFA em 2013/14 que «estão sob a alçada da câmara investigatória do Órgão de Controlo Financeiro dos Clubes da UEFA (CFCB), presidido por Jean-Luc Dehaene».

Além do Vitória de Guimarães, os clubes investigados são o Skonto FC (Letónia), o WKS Śląsk Wrocław (Polónia), o Pandurii, adversário do Paços de Ferreira na Liga Europa, e o FC Petrolul Ploieşti (ambos da Roménia) e o FC Metalurh Donetsk (Ucrânia).

«Deverá ser conhecida uma decisão final até ao fim do ano», indica ainda a UEFA.

No âmbito do Licenciamento de Clubes e Regulamentos de Fair Play Financeiro da UEFA e, em particular, da avaliação da capacidade dos clubes em cumprir as suas obrigações financeiras, a câmara investigatória da UEFA requereu a 31 clubes a apresentação de informação adicional sobre o estado dos débitos para com outros clubes, empregados e segurança social, bem como pagamento de impostos.

A informação pedida referia-se ao período até 30 de Setembro de 2013.

A UEFA acrescenta que - na sequência da investigações adicionais e informação prestada pelos clubes - arquivou os casos de 25 clubes.

Em casos anteriores de análise ao "fair-play" financeiro dos clubes europeus, a UEFA aplicou sanções que foram das multas até ao impedimento de participar nas competições europeias. Os castigos estão dependentes da regularização das situações de incumprimento detetadas pela UEFA.