Paulo Fonseca e Luís Castro igualaram o terceiro lugar da época 2009/10, orientado na altura por Jesualdo Ferreira. Quanto comparada a época portista que terminou ontem com a última vez que ficou em terceiro lugar, existem grandes diferenças, com registos menos positivos para o atual FC Porto.
Em 2009/10, ano em que Benfica foi campeão e perseguido pelo surpreendente SC Braga, os Dragões conseguiram vencer a Taça de Portugal, contra o Desportivo de Chaves, ser finalista da Taça da Liga - perdendo para o Benfica no Algarve - e chegar aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Tal como Paulo Fonseca, em Aveiro, Jesualdo venceu a Supertaça ao bater o Paços de Ferreira. Este ano, além do terceiro lugar, foi afastado da fase de grupos da Liga dos Campeões, escorregou para a Liga Europa onde chegou aos quarto de final - perdendo com o Sevilha - e ficou-se pelas meias finais da Taça da Liga e Taça de Portugal.
Em 2009/10, o FC Porto conseguiu 68 pontos, com 21 vitórias, cinco empates e quatro derrotas, tendo marcado 48 golos e sofrido 20. Os Dragões terminam a época 2013/14 com 61 pontos, somando 19 triunfos, quatro empates e sete derrotas, tendo apontado 57 golos e sofrido 25.
O FC Porto desta temporada ficou afastado do título a quatro jornadas do fim, algo que não acontecia há 38 anos. Na época 1975/1976, a quatro jornadas do fim, os Dragões ocupavam o quarto lugar com 34 pontos, a dez do clube da Luz, que viria a sagrar-se campeão, tal como aconteceu esta temporada.
Quando comparada a pontuação deste ano com a da época passada na I Liga, o FC Porto perdeu 17 pontos.
Para encontrar uma fase tão 'negra' do FC Porto é preciso recuar treze campeonatos, ano em que o Sporting foi campeão (2001/02) para encontrar um registo de oito derrotas, sendo que esse ano o campeonato era disputado por 18 equipas. Neste ano, o FC Porto também só conquistou a Supertaça, diante do Boavista. Os Dragões dessa época ainda se qualificaram para a Liga dos Campeões, mas foram eliminados da fase de grupos e caíram para a Liga Europa, tendo sido depois derrotados nos quartos de final pelo Sevilha
Voltando à edição 2013/2014 da I Liga, que terminou ontem, o colombiano Jackson Martinez conseguiu outro título individual ao ser o melhor marcador da prova pelo segundo ano consecutivo, agora com 20 golos (26 em 2012/13).
O FC Porto de Julen Lopetegui, o treinador espanhol que se segue no comando técnico, começará a temporada 2014/2015 à procura de um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões, para isso terá de ser mais forte no play-off.