A União de Leiria vai estar «atenta» às consequências disciplinares pelo ocorrido após o jogo que disputou domingo em Braga, para a 28.ª jornada da Liga de futebol, ao mesmo tempo que pediu ao clube minhoto «um pedido formal de desculpas».

Em comunicado hoje divulgado, a administração do clube de Leria, recorda que o sucedido foi presenciado pelo delegado da Liga, que «seguramente os fez constar do seu relatório».

Por isso, a União de Leiria vai estar atenta «às consequências disciplinares no âmbito dos processos a instaurar pela Comissão Disciplinar da Liga aos prevaricadores», os quais deverão ser «exemplarmente punidos pela gravidade dos actos praticados, pelos cargos que ocupam, pela sua reincidência e também como medida dissuasora para com aqueles cuja conduta nos campos de futebol é lamentavelmente reprovável».

Por outro lado, os leirienses pedem a «imediata retratação dos identificados agressores», a par de um «pedido formal de desculpas».

A administração da União de Leiria refere que domingo, no estádio Axa, em Braga, os seus jogadores foram, injustificadamente, ofendidos na sua honra e consideração por Fernando Couto (director desportivo) e António Salvador (presidente).

«De cabeça completamente perdida e carregados de frustração, face ao resultado menos positivo, acabaram mesmo por agredir dois jogadores desta sociedade (Iturra e Cacá)», acusa a União de Leiria.

Segundo o comunicado, «a actuação de Fernando Couto, foi selvática e cobarde, própria de uma pessoa mal formada e cínica, tendo sido de tal forma violenta que causou ferimentos graves (em Iturra), cuja real extensão e consequências ainda estão por apurar».

António Salvador «assistiu a tudo, tendo instigado à violência, acabando por agredir também ele, de forma violenta, o atleta Cacá», de acordo com o comunicado.

Acrescenta o comunicado que Fernando Couto e António Salvador «forçaram mesmo a entrada no balneário destinado à União de Leiria, acabando por ali entrar, proferindo diversas ameaças e injúrias contra todos os jogadores, técnicos e demais staff».