Foi com todo o mérito que o Vitória de Guimarães voltou a bater mais um 'grande'. Depois do triunfo por 3-2 no Dragão, a equipa de Luís Castro impôs a primeira derrota ao Sporting de Marcel Keizer, interrompendo uma série de sete triunfos seguidos sob o comando do holandês (e 30 golos marcados). Tozé, aos 26 minutos, marcou o único golo da partida e ajudou os minhotos a manterem o quinto posto. Já os 'leões' caíram para a terceira posição, ultrapassados pelo Benfica, ficando agora a cinco pontos do líder FC Porto e a um das 'águias'.
Sempre organizados na defesa, os vimaranenses também revelaram critério a atacar e desde cedo procuraram criar perigo junto da baliza de Renan Ribeiro. Foi assim aos sete minutos, com a bola a ressaltar em Alexandre Guedes e a sair ao lado, após defesa do guardião 'leonino', e aos 15', quando Davidson, na sequência de um canto, obrigou o guarda-redes 'leonino' a uma defesa apertada, pela linha final.
Após um remate em arco de Diaby (18'), a rasar o poste direito da baliza de Douglas, os minhotos chegaram à vantagem aos 26' com Tozé, na sequência de um canto, a rematar de primeira, em zona frontal, sendo que a bola ainda desviou em Pedro Henrique, traindo Renan.
O Sporting não teve outra hipótese senão reagir, mas viu-se incapaz de desequilibrar a muralha vitoriana - mérito na forma como Luís Castro organizou a equipa -, ao passo que a equipa da casa continuou a subir no terreno sempre que podia.
O segundo tempo arrancou com mudanças em ambas as equipas: Raphinha rendeu Jovane Cabral e Ola John entrou para o lugar de André André. Foi precisamente o avançado holandês a testar os reflexos de Renan com um remate potente aos 48', com o brasileiro do Sporting também a colocar Douglas em sentido, após uma jogada de contra-ataque (49').
Depois de um lance em que o vermelho inicialmente mostrado a Renan Ribeiro foi anulado após revisão no VAR, aos 52 minutos (acabou por ser assinalado fora de jogo a Guedes), o Sporting voltou a criar perigo num remate potente de Raphinha, aos 56'.
A verdade é que o Sporting bem pode agradecer a manutenção do guarda-redes em campo. É dele a defesa da noite, a impedir um golo que seria de bandeira a Davidson (62'). Três minutos depois, saiu aos pés de Pêpê, mantendo os 'leões' ligados à corrente, e ainda viu Pedro Henrique (71') cabecear à trave após canto na esquerda, para desespero dos adeptos do Vitória.
Aos 84 minutos, Diaby conseguiu enviar uma bola para o segundo poste, mas Bas Dost chegou atrasado à bola, perdendo uma boa (e derradeira) oportunidade para empatar o jogo.
A figura
Tozé: Muito rápido nas alas, foi peça chave no triunfo sobre o Sporting, ao rematar de primeira, em zona frontal, para o único golo da partida. Menção honrosa para Renan, a fechar a baliza 'leonina' em várias ocasiões.
Reações
Keizer: "Temos de agradecer ao Renan ser só 1-0"
Luís Castro: "Nunca perdemos de vista a baliza do adversário"
Raphinha: "Quem vem aqui jogar sabe que é difícil sair com uma vitória"
Pergunta do Dia
Neste artigo
Em destaque
-
Arranque da I Liga 2024/25
Quem se destaca no início do Campeonato Nacional de Futebol? Como estão as equipas a preparar a época? -
Especial Jogos Olímpicos 2024
Todas as notícias e reportagens sobre os Jogos Olímpicos de Paris 2024, acompanhados aos minuto pela equipa do SAPO Desporto -
HenriCartoon
Ironia todos os dias.
Comentários