O Vitória de Guimarães atravessava uma “mini-crise”, não vencia desde o dia 13 de Novembro, mas, este sábado, regressou às vitórias com um golo de João Ribeiro ao minuto 50.

Muito apática, a formação do Minho não entrou bem no encontro da 16ª jornada, no Estádio D. Afonso Henriques, o que possibilitou à equipa do Algarve circular a bola com segurança durante a primeira parte.

Os adeptos vimaranenses, presentes nas bancadas, revelaram descontentamento perante a impassividade dos seus jogadores. Só nos últimos cinco minutos do primeiro tempo é que os jogadores do Vitória "acordaram" perante as assobiadelas.

No primeiro tempo, destacou-se o cabeceamento de Toscano para uma grande defesa de Ricardo Batista para novo canto, ao minuto 45.

No segundo tempo, a formação de Manuel Machado entrou com outra postura e foi por isso que chegou ao golo logo ao minuto 50.

Num cruzamento de Bruno Teles pela esquerda, a bola chegou até João Ribeiro que rematou cruzado para o fundo das redes de Ricardo Batista. Um golo muito celebrado pelos jogadores e pelos adeptos. Dois deles invadiram o campo, fazendo com que os seguranças exercitassem um pouco mais do que habitual.

João Ribeiro, o homem do jogo, podia ter chegado ao segundo, ao minuto 67, com um grande remate de pé direito dentro da grande área mas o guarda-redes Batista voltou a negar o golo ao ex-Académica. O médio voltou a dar trabalho ao guarda-redes dos algarvios ao minuto 84 com um belo remate de longe.

Minutos antes, o Olhanense, de Daúto Faquirá, criou perigo junto da baliza de Nilson com um cabeceamento de Yontcha, mas o guarda-redes dos minhotos demonstrou que estava muito atento.

Nos minutos finais do encontro, Manuel Machado optou por defender a vitória por margem mínima em vez de a aumentar.

O Vitória de Guimarães jogava sobre brasas porque ontem, em jogo de abertura da ronda 16 da I Liga, o eterno rival Sporting de Braga venceu o Portimonense por 3-0 e ascendeu à quinta posição, empurrando o Vitória para o sexto lugar.

Com esta vitória, o Guimarães sobe provisoriamente à quarta posição, com 25 pontos ficando à espera do resultado da União de Leiria (24 pontos com um jogo a menos). O Olhanense permanece provisoriamente na nona posição com 19 pontos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.