Jan Vertonghen reconhece que já não é o jogador que era há alguns anos. Aos 33 anos, o belga está numa fase descendente da carreira mas, isso não quer dizer que tenha perdido qualidades. O jogador reconhece que a velocidade que foi perdendo, agora é compensada com experiência e inteligência.

"Quando ficamos mais velhos somos mais lentos mas mais inteligentes. No Benfica jogo num sistema diferente do da seleção nacional mas tento sempre compensar a minha agora menor falta de explosão com a experiência. Há uns anos não entendia quando alguns jogadores deixavam de jogar futebol. Mas agora entendo-os cada vez mais e isso não é bom sinal. Na minha opinião o importante é manter um determinado nível de condição física. Se me perguntarem se gosto de treinar, direi que é o mais importante para poder estar ao melhor nível nos jogos. Os treinos ajudam-me a manter a forma física, mas não fazem de mim um melhor jogador", explicou Vertonghen, numa entrevista ao canal belga 'VTM'.

Com 33 anos, Vertonghen já começa a pensar no final da carreira.

"Costumo dizer para mim mesmo: 'aproveita agora porque daqui a pouco tempo pode acabar'. Quando começas a ter problemas físicos pensas nas coisas. Felizmente, não tenho problemas ao nível das cartilagens, mas há sempre pequenas coisas que aparecem, apesar de depois desaparecerem após semanas ou meses", atirou.

Na mesma entrevista, explicou porquê trocou o Tottenhham pelo Benfica no início desta época.

"O Tottenham queria renovar e podia tê-lo feito mas o Benfica colocou-me a hipótese de um contrato de três anos. É um clube que disputa as competições europeias e eu também queria descobrir uma cultura diferente. Foi o cenário ideal", explicou.

Jan Vertonghen leva 32 jogos esta época pelo Benfica.