Os veteranos do Sporting Clube de Portugal venceram hoje por 3-2 a seleção de Hong Kong, num jogo treino que a formação portuguesa fez antes de disputar Torneio da Soberania de Macau.

Os golos do Sporting foram todos apontados na primeira parte, com José Carlos a inaugurar o marcador aos 23 minutos, seguido de Paiva, aos 25, e de Edel, aos 30.

A vencer por 3-0, o Sporting deixou-se surpreender na segunda parte, com a seleção da casa a reduzir aos 45 e 75 minutos, num jogo em que os 21 elementos da equipa de Alvalade entraram em campo.

O Sporting é uma das formações que participa na 12.ª edição do Torneio da Soberania, que junta, de 14 a 16 de dezembro, em Macau, oito formações de veteranos de futebol.

A prova vai decorrer nos campos do Canídromo e da Universidade de Ciência e Tecnologia. Além do Sporting, vão ainda alinhar as equipas de Macau, Hong Kong, República Popular da China, Taiwan, Coreia do Sul, Malásia e Cabo Verde.

O torneio será disputado em duas séries de quatro equipas e no final de cada série o quarto do grupo A joga com o quarto do B e assim sucessivamente, discutindo-se o primeiro lugar do torneio entre os vencedores de cada grupo.

Além de «assinalar e comemorar» a transferência de poderes de Portugal para a China, em dezembro de 1999, o torneio é também uma forma de homenagear Macau, «que sempre foi um ponto de encontro de várias culturas, várias gentes e várias tradições», como salientou Francisco Manhão, presidente da Associação dos Veteranos do Futebol de Macau.

«Aqui sempre conviveram vários povos, sempre foi uma terra de tolerância, de amizade e é tudo isto que queremos assinalar, celebrar e mostrar ao mundo, porque esta cidade, diferente de todas as outras, nunca deixou de ser o que sempre foi, nunca deixou de receber bem quem a visita, quem a acolhe como sua terra», concluiu Francisco Manhão.