"O profissionalismo não ultrapassa a paixão que tenho pelo FC Porto", é assim que André Villas-Boas explica a opção de nunca vir a treinar o Benfica ou o Sporting na Liga Portuguesa. Em entrevista ao jornal OJogo, o antigo técnico dos ´dragões` deixou muitos elogios ao FC Porto de Sérgio Conceição.

"O FC Porto encontra-se num momento ótimo e desejo que mantenha esse momento até ao fim. A equipa é bem organizada, bem treinada. O Sérgio enfrentou uma série de dificuldades e fez valer alguns jogadores dados quase como dispensados e tirar o máximo deles. Tem muito mérito e acho que está a fazer um ótimo trabalho”, reconheceu o técnico, comparando depois este FC Porto com a que treinou e foi campeão e vencedor da Liga Europa.

"Eu nunca joguei em 4x4x2... Em Portugal começou a jogar-se mais assim quando o Jesus introduziu o 4x1x3x2 com o Saviola e o Cardozo na frente, e foi campeão dessa maneira. Depois, o Rui Vitória também. O FC Porto sempre manteve a lógica do 4x3x3 ou do 4x2x3x1 com os vários treinadores que passaram: Lopetegui, Paulo Fonseca, Vítor Pereira, Peseiro. Com o Sérgio vê-se bem que é um esquema delineado, bem montado e articulado e que funciona como um todo, não tanto com estrelas individuais como eu tinha, jogadores criativos que faziam a diferença. A minha equipa era mais veloz, mais vertical; Este FC Porto joga mais pelos flancos, com dois pontas de lança", analisou.

André Villas-Boas está a preparar-se para correr o Rali Dakar. Depois, revela, a ideia é voltar a treinar na Europa, depois da passagem pela China, pelo Shanghai SIPG.

"A ideia é voltar à Europa, para um dos campeonatos mais fortes. Obviamente não quero voltar a Portugal, porque ainda não tenho esse objetivo em mente. Espanha, Itália, Alemanha ou França são campeonatos que gostava de experimentar. Há contactos... propostas ainda não", explicou.

André Villas-Boas já treinou, entre outros, a Académica, Tottenham, Chelsea, Zenit, além do FC Porto e Shanghai SIPG.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.