A Académica vai manter a base da equipa da época anterior para atacar a subida à I Liga, da qual foi despromovida há duas épocas, mas apresentou um reforço de peso, o internacional português Hugo Almeida.

O antigo jogador do FC Porto, de 34 anos, que representava os croatas do Hajduk Split, constitui mesmo a grande surpresa do clube liderado por Pedro Roxo, que apostou em manter a "espinha dorsal" da última temporada.

No plantel, vão manter-se o médio Ricardo Dias, os avançados Marinho e Djoussé, os defesas Zé Castro, Mike e Nélson Pedroso, jogadores que foram muito utilizados na época anterior, na qual a ‘briosa’ ficou na quarta posição da II Liga, com 63 pontos, menos três do que o segundo, o Santa Clara, que ocupou a última vaga de acesso à I Liga.

"Tentámos manter a base do ano passado, numa aposta de estabilidade, porque temos a convicção de que a equipa da temporada passada tinha muito valor”, disse à agência Lusa o presidente da ‘briosa'.

As saídas mais sonantes são as do guarda-redes Ricardo Ribeiro, transferido para o Paços de Ferreira, que desceu de divisão e vai competir na II Liga, e a do médio Chiquinho, um dos jogadores mais influentes na época passada, contratado pelo Benfica.

Apesar de ter contrato com o clube, o ex-capitão João Real não faz parte dos planos do treinador Carlos Pinto, que no final da época sucedeu a Quim Machado, o terceiro técnico da temporada anterior, depois de Ivo Vieira e Ricardo Soares.

"Temos de ter a consciência da situação financeira que o clube atravessa, pelo que o orçamento para a nova época é o possível, embora idêntico ao do ano passado", disse o presidente da direção.

Para Pedro Roxo, a Académica "é, naturalmente, sempre um candidato à subida de divisão e não esconde isso, assumindo a grandeza da história do clube, pelo que joga todas as partidas para ganhar".

"Sabemos que há equipas com orçamentos bem superiores, mas isso não retira ambição à Académica", sublinhou.

A ‘briosa’ apresenta-se hoje ao público no Estádio Cidade de Coimbra, em jogo com o Belenenses, a partir das 21:00, para disputar o IV Troféu Crédito Agrícola.

Plantel provisório da Académica para 2018/19:

- Guarda-redes: Peçanha (ex-Académico de Viseu), Júlio Neiva (ex-Oleiros).

- Defesa: Mike, Nélson Pedroso, Zé Castro, Brendon. William Soares (ex-Omonia), Joel Ferreira (ex-Estoril) e Hugo Ribeiro (ex-Oleiros).

- Médios: Ricardo Dias, Fernando Alexandre, Guima, Ki, Teles, Zé Paulo (ex-Aadémico de Viseu) e Reko (ex-Gil Vicente).

- Avançados: Djoussé, Marinho, Traquina, Hugo Almeida (ex-Hajduk Split).

Treinador: Carlos Pinto (ex-Santa Clara).

Saíram: Ricardo Ribeiro (gr, Paços de Ferreira), Chiquinho (Benfica), João Gomes (gr, Alcains), Tozé Marreco, Piqueti (Varzim), Alan Júnior (Farense), Luisinho (Famalicão), Balogun, Zé Tiago (Mafra), Guilherme Oliveira (gr, Belenenses), Diogo Ribeiro (Académica sub-23), João Simões (Académica sub-23) e Pedro Empis (Académica sub-23).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.