O plantel do Académico de Viseu regressou hoje ao trabalho para preparar a época 2016/17 na II Liga de futebol, na qual o clube parte com o objetivo de assegurar rapidamente a manutenção.

Despois de na temporada passada ter garantido a permanência apenas na última jornada, numa época em que partia a pensar nos lugares cimeiros, o discurso mudou, e o foco é agora alcançar a manutenção "o mais rapidamente possível", como afirmou André Davia, novo treinador, durante a sua apresentação oficial.

Para esta quarta temporada nas competições profissionais, às quais o clube regressou após mais de uma década de ausência, a novidade, para já, é apenas a equipa técnica, comandada por um treinador, André David, que faz a sua estreia na II Liga, depois de na temporada passada ter orientado o Bragança, no Campeonato de Portugal.

Num dia marcado por exames médicos e ainda sem reforços, o ex-júnior Rafael Barreiros foi a novidade. Na próxima segunda-feira, dia de regresso aos trabalhos de campo, o plantel deverá ser reforçado com vários jogadores, que serão apresentados nessa ocasião.

Da temporada passada, o Académico de Viseu viu sair vários jogadores importantes e habituais titulares, casos de Ricardo Janota (Tondela), Kiko (Port Vale) e Romeu Ribeiro (Penafiel), além dos jogadores que estavam emprestados e regressaram aos seus clubes, como Forbes (Vitória de Setúbal), Zé Pedro (Rio Ave) e Ekédi (Desportivo das Aves).

Em dia de apresentação, e se no plantel há ainda arestas por limar, já a pré-época tem vários jogos definidos, na qual os viseenses vão defrontar Académica (9 julho), Sporting da Covilhã (16 e 20 julho) e Marítimo (24 julho).

Ao longo dos próximos dias são esperadas definições no plantel, em especial com a chegada de alguns reforços, e ainda a renovação, com mais alguns dos jogadores que integraram o plantel na temporada transata, casos de Bura e Moses.

Plantel provisório do Académico de Viseu para 2016/17:

- Guarda-redes: Elísio (ex-júnior).

- Defesas: Tiago Costa, Félix Mathaus, Vinicius, Tomé Mendes, Tiago Gonçalves, Rafael Barreiros e Ricardo Ferreira.

- Médios: Capela, Bruno Loureiro, João Ricardo e Carlos Eduardo.

- Avançados: Yuri, Saná, Fonseca e Tiago Borges.

Treinador: André David.

Saíram: Ricardo Janota (Tondela), Romeu Ribeiro (Penafiel), Ruca (Lusitano de Vildemoinhos), Lameirão, Kiko (Port Vale), João Gradíssimo, Clayton, Forbes (Vitória de Setúbal), Zé Pedro (Rio Ave) e Ekédi (Desportivo das Aves).