Sem ganhar há três jogos no campeonato, o Arouca entrou com vontade de voltar aos triunfos e o golo chegou através do cabo-verdiano Fábio Fortes, numa recarga a uma defesa de Daniel Figueira, após um remate potente de fora da área de Kiko.

Numa etapa inicial com poucas oportunidades de golo, os arouquenses ainda rondaram o segundo através de um remate de Bukia, desviado na defesa vitoriana. Um pouco contra a corrente do jogo, os vimaranenses chegaram ao golo no último lance da primeira parte: Stefanovic parou o remate de João Correia, mas não conseguiu evitar o golo de Cafú Phete.

Ao intervalo, Alex Costa lançou Castro para o lugar de Rosier e o médio, na primeira vez que tocou na bola, enviou logo a bola à barra. Na resposta, Iancu Vasilica anulou um golo a Adílio, por fora de jogo, o que causou a revolta nas hostes arouquenses.

O Vitória de Guimarães B chegou ao segundo outra vez através de Cafú Phete, respondendo de cabeça a um livre de Castro. A vantagem dos forasteiros durou pouco, pois quatro minutos depois Malele, após desmarcação nas costas dos defesas, atirou para o fundo da baliza.

A arbitragem de Iancu Vasilica foi muito contestada pelos responsáveis do Arouca, que reclamaram um golo mal anulado e dois penáltis por assinalar. O diretor desportivo Joel Pinho e o Team Manager Flávio Soares foram expulsos após protestos.

"É de lamentar o que se passou hoje. Hoje foi a gota de água. Se querem que o Arouca acabe podem dizer já. Não sei se têm alguma coisa contra os clubes do interior. Fazemos um trabalho sério e só pedimos que façam o mesmo. O trabalho do árbitro (Iancu Vasilica, da AF de Vila Real) de não foi sério. O árbitro passou o jogo a insultar os jogadores, numa linguagem que não é adequada. Tem de haver melhor seleção e critério na forma como se interage com as pessoas", lamentou Joel Pinho no final do encontro.

O diretor desportivo do Arouca ameaçou ainda que a equipa pode vir a deixar o campeonato. "Gostava que as pessoas responsáveis pela análise ouvissem e espero que esteja gravado e seja analisado, não é falar e tapar o microfone. Não nos identificamos com isto. É mais fácil dizer e abandonamos já. Se calhar não gostam de fazer as curvas para cá", atirou Joel Pinho.

O Arouca continua no 17.º e penúltimo lugar da classificação, com 12 pontos, já o Vitória de Guimarães B é agora 13.º, com 14.