O Beira-Mar interrompeu hoje a série de oito jogos seguidos a pontuar do Desportivo das Aves, ao vencer na Vila das Aves por 1-0, em jogo da 31.ª jornada da II Liga de futebol.

O único golo foi marcado pelo italiano Cocco, aos oito minutos, com um remate frontal, tirando partido da permissividade da defensiva local, num jogo em que os aveirenses, necessitados de pontos, foram pragmáticos e jogaram unicamente para os pontos.

Assim que ganharam vantagem no marcador, os pupilos de Daniele Fortunato assumiram uma postura à "italiana", recuaram linhas, sempre com 10 elementos atrás da linha da bola, preocupando-se mais em fechar os caminhos da sua baliza do quem em atacar.

Esta atitude esbarrou num Aves sem ideias, que pareceu demasiado cansado para perseguir um melhor resultado com 10 elementos, após a expulsão de Jaime Poulsen, nos descontos da primeira parte, por alegada simulação na área aveirense.

O lance deixou algumas dúvidas e irritou os adeptos locais, que hoje também não puderam rever o futebol apoiado e agradável que a equipa costuma exibir e que a fez aproximar dos lugares de subida.

Mesmo com domínio absoluto na segunda parte, o Aves nunca conseguiu encontrar o caminho da baliza do Beira-Mar e só na fase final do jogo, já com o central Romaric improvisado a ponta-de-lança, a equipa ficou mais próxima de incomodar Rui Rego.

Curiosamente, até foram os aveirenses, em contra-ataque, a dispor dos dois remates dignos desse nome na segunda parte, por Willyan e André Sousa, aos 49 e 81 minutos, mas Quim opôs-se bem.

Com este resultado, o Desportivo das Aves manteve os mesmos 47 pontos e provisoriamente o sexto lugar, mas pode perder o contacto com os primeiros (Moreirense e FC Porto B têm 54 e menos um jogo), enquanto o Beira-Mar fez 40 e ascendeu ao 13.º lugar.

Jogo no Estádio do Clube Desportivo das Aves, na Vila das Aves.

Desportivo das Aves - Beira-Mar, 0-1.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:
0-1, Cocco, 08 minutos.

Equipas:
- Desportivo das Aves: Quim, Leandro, Romaric, Miguel Vieira, Jorge Ribeiro, Luís Manuel (Rúben Neves, 74), Tito (Andrew, 58), Pedro Pereira, Vasco Rocha, Fábio Martins (Renato Reis, 82) e Jaime Poulsen.
(Suplentes: Rui Faria, João Paulo Gomes, Grosso, Rúben Neves, Renato Reis, Vasco Matos e Andrew).
Treinador: Fernando Valente.
- Beira-Mar: Rui Rego, Daffara, Jaime, Nuno Lopes, Daniel Martins, Dias, Hélder Tavares, André Sousa, Cristian (Dieguinho, 79), Willyan (Dudu, 64) e Cocco (Luís Pimenta, 59).
(Suplentes: Renato, André Nogueira, Luís Gustavo, Jeferson, Dieguinho, Dudu e Luís Pimenta).
Treinador: Daniele Fortunato.

Árbitro: Tiago Martins (Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Cocco (28), Jaime Poulsen (35 e 45+1), Willyan (54), Nuno Lopes (74), Rúben Neves (84), Luís Pimenta (87) e Jorge Ribeiro (89). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Jaime Poulsen (45+1).
Assistência: Cerca de 800 espetadores.