A equipa de Aveiro é líder da II Liga desde a 14ª jornada e procura hoje em Barcelos distanciar-se do segundo classificado Portimonense, que se mantêm colado com o mesmo número de pontos, na luta pelo regresso ao primeiro escalão do futebol português.

Com 38 golos marcados ao fim de 26 jornadas, o Beira-Mar tem um dos melhores ataques da II Liga a par do Santa Clara, que iguala a marca da equipa de Aveiro, e apenas ficou em branco em três jornadas, 1ª, 6ª e 19ª jornada. Na deslocação a Barcelos, a equipa de Leonardo Jardim vai ter um teste de fogo e precisa de marcar golos num estádio onde não vence desde a época 1994/1995.

Com o Portimonense à espreita do primeiro lugar, em caso de empate ou derrota da equipa de Aveiro, o Beira-Mar joga com o oitavo classificado num jogo onde as estatísticas são favoráveis aos homens de Barcelos. Em 10 jogos disputados no Estádio Cidade de Barcelos entre as duas equipas, o Gil Vicente venceu seis partidas e empatou três, tendo perdido apenas por 0-1 na longínqua época de 1994/1995.

Beira-Mar e Gil Vicente jogam hoje às 20h15 com arbitragem de Pedro Henriques num jogo crucial para as aspirações aveirenses.
A equipa de Leonardo Jardim tem duas baixas de peso na equipa, Kanu por castigo e Rui Sampaio devido a uma lesão muscular, enquanto o Gil Vicente apenas não pode contar com Sandro.