O jogo que opunha o primeiro e o terceiro classificados começou frenético, com ambas as formações a procurarem cedo a vantagem no encontro e os três pontos, preciosos para as aspirações de subida.

Os forasteiros foram os primeiros a marcar, logo aos seis minutos, por intermédio de Leandro Tatu, que, na sequência de um pontapé de canto, conseguiu ganhar sobre a defesa aveirense e apontar de cabeça o primeiro golo.

A equipa da casa não demorou a responder e empatou o encontro ao minuto 14, em novo golo de cabeça marcado de canto, desta feita, pelo central da formação "aurinegra" Kanu.

Após os golos, o ritmo de jogo decaiu, com as equipas a terem alguma dificuldade para trilhar os caminhos da baliza, resultando num escasso caudal ofensivo de parte a parte.

No segundo tempo, o Santa Clara ficou reduzido a 10 elementos aos 56 minutos, por expulsão de Stopira, que viu o segundo cartão amarelo por falta perigosa sobre o avançado chinês Wang Gang.

O Beira-Mar tomou as rédeas do jogo e tentou "carregar" sobre os açorianos em inferioridade numérica, multiplicando as iniciativas pelo lado direito, lideradas pela velocidade do irrequieto Wang Gang.

Mas a equipa de Vítor Pereira não desistiu da partida e a formação dos Açores beneficiou de algumas das melhores oportunidades de golo da segunda parte.

Gabi, num livre aos 48 minutos, obrigou o guarda-redes "aurinegro" a uma defesa difícil e, 20 minutos depois, Leandro Tatu pôs à prova Bruno Conceição, obrigando-o a defender com o pé.

Aos 79 minutos aconteceu nova perdida clara para a equipa visitante, com Renán, recém-entrado no encontro, a ganhar posição e atirar de forma perigosa para a baliza aveirense.