O Belenenses e o Leixões já podem registar contratos de trabalho desportivo ou de formação e utilizar os anteriores jogadores, anunciou esta sexta-feira a Liga portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

De acordo com um comunicado da LPFP, os dois clubes da Liga de Honra apresentaram, cada qual, uma «cópia certificada pelo IAPMEI» de um acordo celebrado com a «Administração Fiscal, Segurança Social e demais credores».

Desta forma, «cessa a medida de impedimento destas SAD’s de registar contratos de trabalho desportivo ou de formação, bem como de utilizar jogadores com contratos já registado em épocas anteriores», que resultava do comunicado n.º 310, de 20 de Junho de 2011.

Nessa data, a LPFP impedia, na prática, os dois clubes de participarem nos campeonatos profissionais, bem como o Vitória de Setúbal, o único que ainda não regularizou as suas dívidas.

Os regulamentos da Liga estipulam que os clubes têm de comprovar, mediante apresentação de certidões, a regularização da sua situação contributiva a 30 de Abril da época em curso.

Caso a situação se mantenha até ao arranque das competições profissionais, o Vitória de Setúbal poderá ficar impedido de participar na primeira jornada da Liga.