O Belenenses venceu hoje o Penafiel por 2-0, em jogo da 17.ª jornada da Liga de Honra de futebol, que permitiu aos "azuis" somarem a segunda vitória consecutiva na competição e fugirem aos lugares inferiores da classificação.

Os golos de Miguel Rosa, aos quatro minutos, e Victor Lemos, aos 78, de grande penalidade, deram a vitória ao Belenenses, num encontro em que Waldir e Dias foram expulsos, ainda na primeira parte.

Invictos há três jogos, os "azuis" procuravam o segundo triunfo consecutivo na prova, de forma a aproximarem-se do meio tabela, onde estão precisamente os penafidelenses, que vinham de duas vitórias.

As intenções belenenses tiveram resposta no pé direito de Miguel Rosa, que, logo nos primeiros minutos, viu Rui Varela trabalhar bem na área e oferecer-lhe o primeiro golo da partida.

Os visitantes não mostravam argumentos para incomodar o guardião Coelho e, a meio do primeiro tempo, quase viram Fernando Ferreira dilatar a vantagem do Belenenses, mas o médio cabeceou para muito por cima.

Já depois de Miguel Rosa ser protagonista de nova ameaça, Waldir "esqueceu-se" do cartão que já tinha, cometeu nova falta imprudente e foi tomar banho mais cedo. No entanto, a vantagem numérica dos penafidelenses apenas durou 12 minutos, já que Dias também seguiu o caminho dos balneários antes do intervalo.

Mesmo com os dois conjuntos reduzidos a 10, o segundo tempo continuou a ser disputado com alguma intensidade, mas com muito menos ocasiões de perigos para as duas balizas, também muito por culpa das constantes paragens do juiz da partida.

O minuto 76 acabaria por se revelar decisivo, naquele que foi um golpe de sorte do técnico José Mota, que colocou Victor Lemos em campo e o médio brasileiro, dois minutos depois, conquistava uma grande penalidade e apontava o segundo dos "azuis", aniquilando por completo as esperanças do Penafiel.

Jogo realizado no Estádio do Restelo, em Lisboa.
Belenenses - Penafiel, 2-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Miguel Rosa, 04 minutos.
2-0, Victor Lemos, 78 (gp).

Equipas:
- Belenenses: Coelho, Zázá, Pedro Ribeiro, Rafael Santos, André Pires, Rodrigo António, Victor Silva (Sidnei, 65), Waldir, Fernando Ferreira (Ricardo Viegas, 90+1), Miguel Rosa e Rui Varela (Victor Lemos, 76).
(Suplentes: Paulo César, Victor Lemos, Ricardo Viegas, Sidnei, Tomané, Koukou e Léo Kanú).
- Penafiel: Victor Golas, Dias, Paulo Oliveira, Allyson, Elizio (Sérgio Oliveira,79), Rafa (Guedes, 63), Pedrinha (Aldair, 38), Ferreira, Coronas, Ruben e Manoel.
(Suplentes: Riça, Valdemar, Guedes, Baptiste, Sérgio Oliveira, Diogo Viana e Aldair.).
Árbitro: Rui Patrício (Aveiro).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Waldir (22 e 28), Coronas (30), Dias (35 e 44), Pedro Ribeiro (53), Elizio (56), Rafa (61) e Paulo Oliveira (77). Cartão vermelho por acumulação para Waldir (28) e Dias (44).
Assistência: cerca de 800 espetadores.