O Penafiel garantiu hoje, em período de descontos, uma vitória sobre o Benfica B, por 2-1, em jogo da 11.ª jornada da II Liga de futebol, que ficou ainda marcado por duas grandes penalidades falhadas pela equipa da casa.

Diogo Viana, em cima do apito para o intervalo, deu vantagem ao Penafiel, mas Miguel Rosa, a meio do segundo tempo, empatou, com o capitão penafidelense Ferreira a dar o triunfo à sua equipa aos 90+2 minutos.

Desde cedo, o Penafiel assumiu o comando do jogo, com ataques perigosos para a baliza benfiquista e com uma defesa coesa e eficaz.

Logo aos seis minutos, a equipa da casa teve a primeira oportunidade para se colocar na frente do marcador, mas Romeu Torres não conseguiu chegar à bola, após um cruzamento de Diogo Viana.

A formação comandada por Miguel Leal exercia uma pressão muito forte sobre o Benfica B, que acabou por ser recompensada mesmo em cima do final do segundo tempo.

Diogo Viana fez um cruzamento largo, de fora da área, que, com a ajuda do vento, fez uma trajetória que surpreendeu o guarda-redes Mika, que não conseguiu evitar que a bola entrasse.

No segundo tempo, o Penafiel volta a entrar muito forte, perante uma equipa do Benfica B mais lenta e a não conseguir responder à supremacia apresentada pela equipa da casa.

No entanto, e a contrariar essa tendência, que se manteve até ao final, Miguel Rosa, depois de um pormenor técnico irrepreensível que tirou da frente os jogadores penafidelenses, fez o empate para o Benfica.

Aos 70 minutos, a equipa benfiquista ficou reduzida a dez elementos, depois de Luciano Teixeira ter visto o segundo amarelo, por suposta mão na bola, e dando origem à primeira grande penalidade do encontro a favor do Penafiel, com Coronas a permitir a defesa de Mika, que ainda parou a recarga de Diogo Viana.

No minuto seguinte, o Penafiel voltou a beneficiar de mais uma grande penalidade, desta feita por mão de Ivan Cavaleiro, mas Leomar rematou ao lado.

A partir daqui, o grupo comandado por Miguel Leal baixou um pouco de rendimento, não conseguindo tirar proveito do facto de estar a jogar com mais um atleta.

Já em tempo de descontos, e numa altura em que ninguém esperava alterações no marcador, Ferreira garantiu os três pontos para a equipa do Penafiel, após uma saída de Mika, que cortou a bola para os pés do capitão contrário.

O Penafiel ultrapassa assim o Benfica B na tabela classificativa, somando 20 pontos, face aos 19 contabilizados pela equipa benfiquista.