O Benfica B garantiu este sábado a permanência na II Liga portuguesa de futebol ao golear o Freamunde por 5-0 na última jornada, num jogo que ditou o fim do sonho de subida para a equipa nortenha.

A formação 'encarnada' fez o seu trabalho, com dois penáltis de Gonçalo Guedes e tentos de Dálcio Gomes, Nélson Semedo e João Carvalho, e beneficiou do empate (1-1) do Mafra no reduto do Desportivo das Aves.

A equipa da casa, que ao intervalo já vencia por 2-0, adiantou-se no marcador aos 23 minutos, na transformação de uma grande penalidade, a castigar uma falta de Ivan Perez, junto à quina da área do Freamunde.

O árbitro Bruno Paixão parecia ter assinalado apenas falta fora da área, mas, depois de alguma hesitação e de conferenciar com os árbitros auxiliares, acabou por marcar a grande penalidade, que Gonçalo Guedes converteu.

O Benfica B, que até então tentava apenas contrariar a supremacia do adversário nos primeiros minutos da partida, chegava à vantagem no marcador num lance discutível que surpreendeu toda a equipa do Freamunde.

A perder, o conjunto nortenho, que precisava de vencer e dos desaires de Feirense e Portimonense -- empataram ambos -, começava a ver fugir-lhe o sonho da subida de divisão, mas ainda tentava, sem êxito, anular a desvantagem.

Robson atirou à barra da baliza de Miguel Santos, aos 31 minutos e, logo a seguir, Ivan Perez apareceu estatelado na grande área do Benfica B. Bruno Paixão nada assinalou e o jogador do Freamunde, já com um cartão amarelo, não protestou.

O jogo ficou praticamente decidido aos 40 minutos, com a segunda grande penalidade assinalada a favor do Benfica B, a castigar nova falta clara de Ivan Perez, agora sobre Dálcio Gomes, dentro da grande área do Freamunde.

Ivan Perez viu o segundo cartão amarelo e respetivo vermelho e Gonçalo Guedes fez o seu segundo golo da tarde, na transformação da grande penalidade, colocando o Benfica B a vencer por 2-0, resultado que se manteve até ao intervalo.

No reatamento da partida, o Benfica chegou facilmente ao terceiro, por Dálcio Gomes, que, aos 53 minutos, correspondeu a um cruzamento da direita com um remate de cabeça, a desviar a bola do guarda-redes Rui Nereu.

Pouco depois, aos 56 minutos, foi o defesa Nélson Semedo a apontar o quarto, com um remate de fora da grande área, numa altura em que o Freamunde, com menos um jogador, já só raramente chegava à baliza adversária.

Ao cair do pano, aos 90 minutos, João Carvalho ainda teve tempo para um quinto tento, com um remate espetacular à entrada da grande área. Com a ajuda do Desportivo das Aves, que 'empatou' o Mafra, os benfiquistas festejaram.

Jogo no Caixa Futebol Campus, no Seixal.

Benfica B - Freamunde, 5-0.

Ao intervalo: 2-0.

Marcadores:

1-0, Gonçalo Guedes, 24 minutos (grande penalidade.

2-0, Gonçalo Guedes, 40 (grande penalidade).

3-0, Dálcio Gomes, 53.

4-0, Nélson Semedo, 56.

5-0, João Carvalho, 90.

Equipas:

- Benfica B: Miguel Santos, Nélson Semedo (Alain Benitez, 71), Rúben Dias, João Nunes, Yuri Ribeiro, João Carvalho, Dálcio Gomes, Pedro Rodrigues, Gonçalo Guedes (Hildeberto Pereira, 65), Diogo Gonçalves e Jovic (Ivan Saponjic, 80).

(Suplentes: André Ferreira, Ivan Saponjic, Gilson Costa, Alain Benitez, Sancidino Silva, Lystcov e Hildeberto Pereira).

Treinador: Hélder Cristóvão.

- Freamunde: Rui Nereu, David Bruno, Luís Pedro, Rocha, Rainho (Huguinho, 57), Robson, Ivan Perez, Celeste (Grilo, 60), Pedro Pereira (Mauro Dalla Costa, 46) Pedrinho e Diogo Ramos.

(Suplentes: Dany, Eridson, Huguinho, Cafu, Mauro Dalla Costa, Grillo e Anderson).

Treinador: Carlos Brito.

Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Ivan Perez (07 e 40) Mauro Dalla Costa (66) e Yuri Ribeiro (66). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Ivan Perez (40).

Assistência: cerca de 2.000 espectadores.