O Desportivo de Chaves, da II Liga portuguesa de futebol, apresentou uma exposição à Liga devido às “cuspidelas e gestos obscenos” dos adeptos do Freamunde, durante e no final da partida da sexta jornada, realizada no sábado.

“Há fotos e um vídeo que mostram as provocações, a subida às redes, os gestos obscenos e as cuspidelas dos adeptos do SC Freamunde, desencadeados pelo segundo golo da sua equipa e mesmo após o apito final, quando os nossos adeptos permaneciam dentro da bancada, cumprindo as indicações das autoridades de segurança”, referiu hoje o clube de Trás-os-Montes, em comunicado.

O emblema ‘azul-grená’ salientou não fazer “qualquer observação” ao resultado do jogo, que o Freamunde venceu em casa por 2-1, porque foi uma vitória “indiscutível”, mas mostra-se preocupado com o comportamento dos adeptos porque puseram em causa a “segurança, a dignidade e a condição humana”, acrescentando que “as regras básicas do civismo foram esquecidas”.

A formação transmontana tinha sido condenada a um jogo à porta fechada e a uma multa de 7.140 euros pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), por comportamentos discriminatórios verificados no jogo disputado a 21 de dezembro de 2014, frente ao Freamunde.

No encontro, disputado no Estádio Municipal Eng.º Branco Teixeira, em Chaves, Luís Pinto deu vantagem aos anfitriões e o Freamunde empatou por intermédio do ‘suplente’ costa-marfinense Dally, que viria a ser expulso por ter baixado os calções, virando-se de costas para os adeptos flavienses, que o terão insultado.

“Pagámos a multa e cumprimos um jogo à porta fechada, no entanto, relativamente às ocorrências de sábado estamos convictos que as imagens falam por si”, sustentou o clube, que não recorreu da sanção.

O Desportivo de Chaves salientou ainda que as crianças que assistiam ao encontro ficaram “em pânico”, por isso não será fácil explicar-lhes que estes episódios não fazem parte do futebol.

“A estrutura diretiva do Desportivo de Chaves repudia toda e qualquer forma de violência nos estádios e está convicta de que aqueles que nos visitarem serão bem recebidos”, realçou.