A direção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional esteve hoje reunida para debater a sustentabilidade da II Liga, numa reunião que vai ter continuidade e que vai contar com a presença dos restantes clubes do segundo escalão.

A Liga esclareceu, em comunicado, que a reunião decorreu dentro da normalidade e "com espírito construtivo".

"A sustentabilidade da agora designada LEDMAN LigaPro (e em concreto a distribuição das receitas do patrocínio com a multinacional chinesa) foi um dos pontos da ordem de trabalhos, tendo-se registado grande sintonia de posições. O tema continuará a ser debatido, em espírito construtivo e de envolvimento entre Liga e clubes", pode ler-se no comunicado publicado após a reunião.

Nesta sessão de discussão estiveram presentes os oito clubes com assento na direção - Benfica, FC Porto, Sporting, Vitória de Guimarães, Rio Ave, Oliveirense, Portimonense e Freamunde.

Miguel Brandão, presidente do Freamunde, esclareceu, em declarações à agência Lusa, que ainda não ficou nada definido nesta reunião "e que a situação se mantém num impasse".

"Vamos agora reunir com todos os clubes da II Liga, juntamente com o presidente da Liga (Pedro Proença), e tomar uma decisão em relação a este assunto. Para já, continua tudo na mesma", esclareceu.

Na semana passada, os clubes da II Liga colocaram a hipótese, após uma reunião em Oliveira de Azeméis, de avançar para uma paragem forçada do campeonato como forma de protesto contra o silêncio de Pedro Proença no que toca à ambicionada negociação centralizada dos direitos televisivos.