O treinador Emanuel Simões, sucessor de Fernando Valente no comando técnico do Desportivo das Aves, da II Liga de futebol, garantiu hoje que é "obcecado por ganhar" e que as equipas aguerridas são a sua "imagem de marca".

"Sou muito ambicioso, quero sempre melhorar e sou obcecado por ganhar", assegurou o ex-técnico do Vizela à agência Lusa, já depois de ter orientado o primeiro treino na nova equipa.

Sublinhando que para já a prioridade é "tentar conquistar pontos o mais rápido possível" para tirar a equipa da posição onde está, o técnico frisou que as equipas "aguerridas e sempre disponíveis para o jogo" são a sua imagem de marca.

Aos 35 anos, o técnico, um dos mais jovens da II Liga, vai comandar, pela primeira vez, uma equipa dos campeonatos profissionais, depois de ter treinado os juniores do Trofense, o Bairro FC e o GD Louro (campeonatos distritais de Braga), o Maria da Fonte (na então III divisão, equivalente ao quarto escalão) e o Vizela (Campeonato Nacional de Seniores).

Emanuel Simões diz conhecer bem o plantel do Aves e não tem dúvidas de que esta formação "tem argumentos" para sair da situação em que se encontra.

Assegura ainda não sentir uma pressão acrescida, na medida em que as pessoas do clube lhe "transmitiram confiança de que faria um bom trabalho".

Quanto a reforços, garante que, para já, só está preocupado com os que possa encontrar "dentro do plantel, dentro da estrutura do clube".

Natural de Barcelos, o técnico destacou-se, já esta época, por ter conduzido a sua equipa aos oitavos de final da Taça de Portugal, e pela boa réplica que, nesse desafio, deu perante o Sporting - a equipa do Campeonato Nacional de Seniores empatou o jogo por duas vezes e os "leões" só no segundo tempo conseguiram selar uma vitória por 3-2.

Nos 21 jogos disputados até agora na II Liga, a equipa somou nove derrotas, sete empates e apenas cinco vitórias.

Os avenses seguem, por isso, no 21.º posto da tabela, o primeiro lugar acima da linha de água, com apenas 22 pontos conquistados em 63 possíveis.