Um orgulho para a cidade de Santa Maria da Feira e um exemplo de gestão financeira para o país. É com essa vaidade que o presidente da câmara celebra o regresso do Feirense à Liga de futebol.

«Felizmente, ao longo dos tempos o Feirense tem uma forma de estar em termos financeiros que nos orgulha a todos. Nenhuma direcção sai do clube sem ter as contas saldadas e isso obriga as pessoas a terem cuidado com os compromissos que assumem», explica Alfredo Henriques.

O autarca quer que este «saudável exemplo» contagie:

«Era bom que todos os clubes se portassem como o Feirense. E o país também! Gastar em termos das suas possibilidades.»

Consumado o regresso à Liga, câmara municipal e clube já traçaram planos futuros e garantiram a promessa de que o Feirense «vai manter o caminho, sem perder a cabeça, e assim evitar arrepender-se de ter subido de divisão».

As autarquias estão proibidas de apoiar o futebol profissional, mas a de Santa Maria da Feira quer ajudar o clube a «cumprir as necessidades legais impostas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional».

«Cumprimos o que está na lei. Não podemos subsidiar o futebol profissional. Falo das obras no estádio para o adaptar aos jogos da Liga. Dentro das suas possibilidades, a autarquia vai colaborar em termos técnicos e de outras formas na requalificação do campo», esclareceu.

Alfredo Henriques lembra que «os sucessivos PEC’s limitaram os recursos» das câmaras municipais e admite que o próprio tecido empresarial da região «não está nas melhores condições» para apoiar o Feirense.

«Ainda assim, espero que as empresas e as pessoas, individualmente, façam um esforço para dar resposta a esta grande vitória que foi o regresso o Feirense à Liga. É um orgulho para Santa Maria da Feira. Algo que sobe a nossa auto-estima», vincou.

O autarca destaca o «estímulo para a economia local» que o futebol de primeira vai trazer, sobretudo quanto chegar a vez de receber os “grandes” do futebol português.

«As próprias televisões vão falar da cidade, dos nossos eventos e produtos. Todos saímos a ganhar com isto», concluiu.