O internacional angolano do Progresso do Sambizanga Vá vai representar o clube dos Leixões da segunda liga portuguesa de forma experimental, informou à Angop o vice-presidente do clube “sambila”, Manuel Dias.

Segundo o dirigente, o acordo enquadra-se no âmbito de uma parceria entre ambos emblemas.

O dirigente adiantou que após a sua participação no campeonato africano das nações (CHAN2018), o atleta deverá rumar direito para o seu novo clube.

"Já notificamos a Federação Angolana de Futebol (FAF) sobre este assunto, no entanto, assim que termine o dever patriótico o atleta deverá seguir para Portugal", disse.

Quanto a sua permanecia no clube português, o responsável disse que apesar de ser um período experimental, tudo dependerá exclusivamente da evolução gradual do atleta.

“Temos a plena certeza que ele vai esforçar-se para conquistar a sua permanência, em função do trabalho que o atleta tem desempenhado na sua carreira”, frisou.

De 19 anos de idade, o avançado angolano Vá iniciou a sua carreira desportiva no Real Sambila, transferindo-se depois para o Progresso do Sambizanga.

Atualmente o Leixões ocupa a quarta posição da Segunda Liga Portuguesa, com 31 pontos, em 19 jogos. O líder é o FC do Porto B, com 37, seguido da Académica e Académica de Viseu, com 33 pontos cada.