O Leixões ascendeu este domingo ao quinto lugar da Liga de Honra em futebol, mantendo-se a oito pontos do segundo classificado, ao vencer por 1-0 no reduto do Penafiel, em encontro da 24.ª jornada da prova.

Um golo solitário de Diogo Mourão, marcado ainda na primeira parte, foi suficiente para garantir os três pontos para a equipa do Mar, que regressou às vitórias depois na última jornada ter empatado em casa frente ao Freamunde (2-2).

Numa primeira parte com pouca história, marcou a equipa mais eficaz e com mais oportunidades.

O golo do Leixões chegou aos 19 minutos, depois da marcação de um livre: Diego Mourão apareceu solto na grande área do Penafiel e, de cabeça, atirou a bola para dentro da baliza de Riça.

Com esta vantagem, o Leixões “cresceu”, dominando por completo a equipa anfitriã.

No segundo tempo, essa tendência alterou-se ligeiramente, com o Penafiel a entrar mais organizado e determinado, a conseguir criar lances de perigo, mas a falhar na finalização.

Aos 70 minutos, o técnico do Penafiel, Francisco Chaló, deu o tudo por tudo, apostando no ataque, ao tirar o defesa Dias e fazer entrar Aldair.

Mesmo assim, e dois minutos depois, a tarefa complicou-se para o conjunto da casa, com a expulsão de Sérgio Oliveira, por acumulação de cartões amarelos.

A jogar com mais um, o Leixões voltou a dominar e aplicou-se em defender o resultado.

Aos 83 minutos, Paulinho também viu o cartão vermelho, mas já foi tarde para permitir a recuperação do Penafiel, que, já completamente desorientado, não conseguiu organizar a equipa no sentido do golo.