O avançado Licá manteve hoje o Estoril-Praia na liderança Liga de Honra em futebol, ao apontar o golo do empate em casa com o Leixões (1-1), aos 90+3 minutos, quando a equipa de Matosinhos já estava “instalada” no primeiro lugar.

Com este resultado na 14.ª jornada, os comandados de Marco Silva elevam para oito os jogos consecutivos sem perder, embora tenham consentido o primeiro golo da temporada em casa no campeonato.

Os efeitos da manhã fizeram-se sentir no relvado da Amoreira com duas equipas praticamente adormecidas, predominando a luta tática sobre a busca pelo golo. Destaque apenas para a tentativa de Lameirão (Estoril) e pouco depois de Jumisse (Leixões), mas que se revelaram infrutíferas e mantiveram o nulo ao intervalo.

Na segunda parte o Estoril entrou ligeiramente mais atacante, determinado em segurar a liderança, e por pouco Licá, aos 56 minutos, não inaugurou o marcador, quando recebeu a bola na entrada da pequena área, atirando ligeiramente ao lado.

O sinal estava dado e o treinador Marco Silva aproveitou para fazer duas substituições de uma assentada, trocando Diogo Amador e Moreira por Bruno de Paula e Tony Taylor, que se estreou pelos “canarinhos” depois de ter estado emprestado ao Atlético.

Na resposta, Litos colocou em campo Fausto e Feliciano e aos 80 minutos o primeiro colocou o Leixões a vencer, com um remate frontal, de pé esquerdo, sem qualquer hipótese para o guarda-redes Vagner.

Em vantagem e com a liderança na mira, a equipa de Matosinhos retraiu-se e convidou o Estoril a procurar o empate. A terminar o período de compensação, o guineense Gerso encontrou um pequeno espaço na esquerda cruzou de forma milimétrica para a cabeça de Licá, que selou o resultado, sem tempo para que o Leixões conseguisse reagir.

Jogo realizado no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.
Estoril-Praia - Leixões, 1-1.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
0-1, Fausto, 80 minutos.
1-1, Licá, 90+3.
Equipas:
- Estoril-Praia: Vagner, Anderson, Steven Vitória, Lameirão, Tiago Gomes, Gonçalo Santos, Diogo Amado (Bruno de Paula, 60), João Coimbra (Gerso, 84), Moreira (Tony Taylor, 60), Licá e Adilson.
(Suplentes: Mário Matos, Bruno Nascimento, Gerso, Bruno de Paula, Fabrício, Erick e Tony Taylor).
- Leixões: Waldon, Paulinho, Nuno Silva, Joel, Florent, Marcelo, Jumisse (Feliciano, 69), Paulo Tavares (Luís Silva, 90), Hernâni (Fausto, 69), Pedro Santos e Diego Mourão.
(Suplementes: Degre, Zé Pedro, Fausto, Luís Silva, André Carvalho, Moisés e Feliciano).
Árbitro: Jorge Sousa (Porto).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Lameirão (23), Gonçalo Santos (31), Diego Mourão (50) e Paulo Tavares (71).
Assistência: 948 espetadores.