A obra, da autoria do antigo futebolista Alexandre Vila Cova, debruça-se sobre a história do clube da Póvoa de Varzim, cuja equipa de futebol milita na Liga de Honra, incidindo sobre jogadores, dirigentes, formação e as modalidades amadoras.

O livro foi idealizado desde 2007, depois de Alexandre Vila Cova, atleta que representou o clube durante 27 anos, capitaneando a equipa até se retirar do futebol profissional, ter trocado algumas ideias com o sócio Eduardo Fernandes.

“Quando ele me mostrou o vasto espólio que tinha em sua posse, achei que era quase uma ato criminoso tamanha riqueza histórica não estar disponível a todos os sócios e simpatizantes do clube”, revelou o autor.

Alexandre Vila Cova falou ainda sobre os aspectos em que se debruçou nesta compilação histórica da vida do clube, que no próximo dia 25 de Dezembro completa 95 anos de existência.

“É o recordar de muita gente que passou pelo Varzim, mas pretendi, acima de tudo, não me cingir a individualidades e valorizar todos os que contribuíram para o engrandecimento deste clube”, revelou o ex-capitão.

A pesquisa do autor foi também enriquecida com o recurso às atas do clube e com pesquisas de vários artigos dos jornais locais, de onde Alexandre Vila Cova retirou algumas conclusões.

“O Varzim sempre conseguiu vencer as crises que passou, subindo a pulso para se afirmar no panorama desportivo nacional, muito à custa dos sacrifícios e muita gente. Quem passa pelo clube não consegue, jamais, lhe ficar indiferente”, retratou o autor.

Alexandre Vila Cova representou o Varzim dos 8 até aos 36 anos, alinhando em mais de 1000 partidas, sendo a única equipa onde jogou ao longo da sua carreira profissional. Actualmente não tem qualquer vínculo aos “alvi-negros”.

O livro “Varzim – Orgulho de um povo” será apresentado no espaço Diana Bar, esta quarta-feira, às 18:00.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.