Um golo de Miguel Fidalgo, aos 87 minutos, garantiu hoje um merecido empate, 1-1, ao União da Madeira no reduto do Desportivo das Aves, num jogo intenso da 31.ª jornada da II Liga de futebol.

O União apresentou-se nas Aves à procura do terceiro triunfo consecutivo, mas entrou a perder, sofrendo o primeiro golo do encontro logo aos dois minutos, numa entrada fulgurante, de cabeça, de Vasco Rocha.

O camisola 17 do Aves correspondeu ao centro de Renato Santos da direita, na sequência de um pontapé de canto conquistado após um remate de longe de Lourenço que o guarda-redes Marcelo não conseguiu suster, defendendo pela linha final.

A formação insular demorou algum tempo a responder à entrada fulgurante dos locais, que voltaram a ameaçar o golo em novo remate de Vasco Rocha, aos nove minutos, mas o brasileiro Marcelo, desta vez, levou a melhor, voltando a ser decisivo nos descontos da primeira parte, aos desviar para o ferro um remate de Renato Santos.

O União conseguiu equilibrar, sobretudo após a troca de Ricardo, que saiu lesionado, por Marco Freitas, aos 16 minutos, e acabou a primeira parte em crescendo, conseguindo, por duas vezes, incomodar Marafona.

O defesa Mamadu, aos 11 minutos, em cima da linha final, impediu o golo a Miguel Fidalgo, enquanto Rúben Andrade, aos 37, rematou às malhas laterais, após um lance individual.

O domínio do União acentuou-se na segunda parte, mas Marafona, com duas grandes intervenções, aos 50 e 59 minutos, negou o golo que se anunciava para a formação insular.

O jogo tinha sentido único, sem que o Aves ou o seu treinador conseguissem reagir ao avanço do União, que voltou a ameaçar o empate aos 64 minutos, mas Thiago Faria, de cabeça, falhou escandalosamente o empate, após centro de Miguel Fidalgo, que, aos 87, apontou o merecido tento da igualdade.

O Aves ainda tentou recolocar-se em vantagem e, já nos descontos, voltou a marcar, num lance anulado por posição irregular de Mamadu.

Com este empate, o Aves caiu para o oitavo lugar, agora com 46 pontos, atrasando-se na luta pela promoção, enquanto o União ascendeu ao 10.º lugar, com 44.