O Paços de Ferreira, relegado à II Liga de futebol, iniciou hoje a época 2018/19, com a realização dos exames médicos, em que participaram 23 elementos, três dos quais reforços, num plantel ainda com algumas indefinições.

Os guarda-redes Marco Ribeiro (ex-Académica) e Carlos Henriques (ex-Portimonense) e o extremo brasileiro Wagner (ex-Thai Honda, Tailândia) foram as ‘caras novas' que se apresentaram no Estádio Capital do Móvel, aos quais se devem juntar na sexta-feira, segundo dia de exames médicos, o extremo ganês Ayong (ex-Amarante).

A maioria (11) dos elementos transita da temporada passada: Marco Baixinho, Rui Correia, Bruno Santos, Miguel Vieira e Francisco Afonso, todos defesas, André Leão, André Leal, Pedrinho e Vasco Rocha, médios, e os avançados Hêndrio e Luiz Phellype, que só se juntará aos colegas no fim de semana.

O guarda-redes Marco Sousa, o central Pedro Marques e o médio Ibraim eram da equipa B e também participaram nos exames médicos, devendo fazer a pré-temporada, o que deverá também acontecer com o médio Diaby e o avançado Matheus Clemente, igualmente da formação B pacense.

Não é certo que todos fiquem no plantel, sendo esta dúvida extensiva aos jogadores que estiveram cedidos em 2017/18 e hoje se apresentaram no clube.

Integram essa lista o defesa Paulo Henrique (ex-Sporting da Covilhã), o médio Christian (ex-Nacional) e os avançados Diego Medeiros (ex-Nacional), Barnes Osei (ex-Arouca) e Fatai e Raúl Soares (ambos ex-Sporting da Covilhã).

A decisão caberá ao técnico Vítor Oliveira, de regresso à II Liga e ao clube pacense pelo qual o ‘rei das subidas’, como também é conhecido, alcançou a sua primeira de 10 promoções.

Vítor Oliveira, de 64 anos, foi o responsável pela primeira subida do Paços de Ferreira à I Liga, um feito com 27 anos, alcançado em 1990/91, numa época que ficou ainda marcada pelo respetivo título de campeão da então Divisão de Honra.

Para cumprir o objetivo de devolver a formação pacense ao principal escalão, são esperadas várias entradas e, consequentemente, a redução do plantel, que, a partir de segunda-feira, dia da apresentação oficial (11:45) e arranque dos trabalhos de campo, a realizar integralmente em Paços de Ferreira, deverá contar com 27 unidades.

Deixaram a equipa 14 jogadores, com destaque para os guarda-redes Mário Felgueiras e Rafael Defendi, os defesas Ricardo, João Góis e Filipe Ferreira, os médios Rúben Micael, Quinõnes e Rafael Assis (cedido pelo Sporting de Braga) e os avançados Xavier, Bruno Moreira e Mabil.

Em 2017/18, o Paços de Ferreira não escapou à despromoção, terminando o campeonato no 17.º e penúltimo lugar, para regressar ao segundo escalão depois de 13 temporadas seguidas na I Liga.