A última vitória do Penafiel no Municipal 25 de Abril remonta à sétima jornada da Liga de Honra, frente ao então líder Portimonense (1-0), e cinco meses depois os jogadores de Lázaro Oliveira quebraram o enguiço diante a equipa do Fátima.

Vítor, aos 85 minutos, através da cobrança de uma grande penalidade e Michel, em cima dos 90, marcaram para a equipa da casa, enquanto o tento de “honra” do Fátima surgiu no último de quatro minutos de descontos, por Heldon.

As incidências da primeira parte resumem-se a dois escassos lances de perigo que beneficiaram cada uma das equipas. Á passagem do oitavo minuto, Vítor rematou forte, de fora da área, e acertou no poste da baliza de Néné, criando a primeira e única ocasião de golo para o Penafiel nos 45 minutos iniciais.

As duas equipas equivaliam-se dentro das quatro linhas e só aos 25 minutos o Fátima conseguia responder à ligeira supremacia dos donos da casa. Dionísio, na cara do guardião Zé Eduardo, não foi capaz de inaugurar o marcador no 25 de Abril, atirando ao lado da baliza do Penafiel.

Em cima do intervalo, Lázaro Oliveira, treinador do Penafiel, foi obrigado a efectuar a primeira substituição em virtude da lesão de Ferreira, jogador que foi conduzido ao hospital de Penafiel para ser observado.

Carlos Carneiro entrou para o seu lugar e abriu a frente de ataque da formação duriense.

A alteração deu os seus frutos, desde logo porque permitiu aos penafidelenses controlar o comando do jogo. Michel (51) e Vítor (54) davam sinais de que era possível chegar ao golo, que acabou por surgir, aos 85 minutos, num claro erro de arbitragem do árbitro André Gralha.

Pedro Correia cortou de forma limpa um lance que isolava Guedes e André Gralha entendeu que o defesa do Fátima cometeu falta sobre o avançado penafidelense. Vítor, na cobrança da grande penalidade, não perdeu a hipótese de colocar a sua equipa em vantagem.

A jogar com mais um homem, devido à expulsão de Pedro correia, o Penafiel pressionou ainda mais o adversário e foi em cima do minuto 90 que Michel se isolou sobre o lado direito do seu ataque e atirou para o fundo da baliza de Néné.

O tento de honra do Fátima surgiu no último de quatro minutos de descontos, através de Heldon.

Com esta vitória, a segunda consecutiva, o Penafiel consolidou a fugida aos lugares de despromoção e soma 28 pontos.