O Penafiel, líder da II Liga, sofreu ao final da manhã deste sábado, ao perder em casa frente ao Académico de Viseu por 2-0. Foi a sua primeira derrota do Penafiel na edição 24/25 da prova.

O nulo persistiu até ao intervalo no Estádio 25 de abril e os golos do Académico de Viseu só surgiram nos 15 minutos finais. André Clóvis abriu o marcador aos 76 minutos, antes de Samba Kone selar o triunfo à passagem do minuto 88.

O Penafiel, que ainda não tinha perdido esta época na II Liga, mantém os 18 pontos e pode ver-se ultrapassado na liderança por Benfica B ou Tondela, segundo e terceiro classificado, que somam ambos 16 pontos e que vão medir forças este sábado no Seixal. Quem vencer esse encontro será o novo líder. Em caso de empate, o Penafiel segura a liderança.

Ainda assim, para os penafidelenses, este foi o terceiro jogo seguido sem ganhar no conjunto de todas as competições. Antes do desaire deste sábado tinha perdido com o Lusitânia dos Açores para a Taça de Portugal e para a II Liga vinha de um empate 2-2 em Alverca.

Quanto ao Académico, que vinha de quatro jogos sem ganhar na prova (cinco se juntarmos a eliminação na Taça, ainda na 2.ª eliminatória), saltou provisoriamente para o 4.º lugar, chegando aos 14 pontos.