Um golo de Rafael Lopes garantiu os três pontos ao Penafiel na deslocação ao terreno do Sporting B, em jogo da 24ª jornada da II Liga de futebol, numa partida que os anfitriões acabaram reduzidos a nove jogadores.

Numa tarde chuvosa na Academia em Alcochete, o Penafiel entrou melhor na partida e assumiu o comando do jogo, apesar de não criar lances de grande perigo para a baliza defendida por Mickael Meira.

O Sporting tinha muita dificuldade em sair a jogar e criou o seu primeiro lance de perigo aos 20 minutos, na sequência de um lance de bola parada, com Nuno Reis, solto na área, a falhar o desvio.

Aos 31 minutos, na sequência de um livre, a bola sobrou para a entrada da área onde surgiu Rafael Lopes a rematar forte, com a bola a bater em Riquicho. O árbitro Luís Ferreira considerou mão na bola e assinalou grande penalidade, perante muitos protestos dos jogadores do Sporting B.

Chamado a marcar, o mesmo Rafael Lopes enganou Mickael Meira e inaugurou o marcador.

Aos 43 minutos, o Penafiel voltou a introduzir a bola na baliza "leonina", por intermédio de Aldair, mas o golo foi anulado por fora de jogo.

No minuto seguinte, Wallison teve uma entrada fora de tempo sobre Ferreira e viu o vermelho direto, deixando o Sporting a jogar com 10.

No início da segunda parte, aos 55 minutos, o Penafiel esteve perto de aumentar a vantagem. Aldair surgiu solto pela direita e rematou, com a bola a tabelar num defesa do Sporting B e quase a enganar o guarda-redes.

Na resposta, aos 60 minutos, foi o Sporting B esteve perto do empate. Após uma boa jogada de entendimento, Iúri Medeiros assistiu Ricardo Esgaio que rematou forte e colocado para boa defesa de Coelho.

Aos 77 minutos, o Sporting B ficou reduzido a nove jogadores, com a expulsão de Riquicho, que tinha sido admoestado na sequência da grande penalidade, por ter visto o segundo cartão amarelo após um lance com Pedro Ribeiro.

Até ao final, o Penafiel geriu vantagem no marcador e no relvado e esteve perto de marcar o segundo, já nos descontos, mas Guedes permitiu a defesa a Mickael Meira.

Com este triunfo, a formação penafidelense mantém-se no sexto lugar, contabilizando os mesmos 40 pontos de Benfica B, menos um do que o Sporting B, quarto colocado.