Um golo solitário de Pires deu este domingo a vitória ao Portimonense na receção ao Santa Clara, por 1-0, da 21.ª jornada da 2.ª Liga, permitindo aos algarvios reforçarem a liderança.

No Estádio Municipal de Portimão, Pires, aos 60 minutos, assinou o único tento da partida, que deu a vitória aos algarvios pela margem mínima, num jogo equilibrado com várias oportunidades de golo para ambos os conjuntos.

A equipa de Vítor Oliveira manteve o primeiro lugar da tabela, com 52 pontos, aumentando a distância para o terceiro posto ocupado pelo Santa Clara para 17 pontos, enquanto o Desportivo das Aves, segundo, ficou provisoriamente a sete.

O conjunto açoriano entrou melhor no jogo, com João Reis a dar o primeiro sinal de perigo, ao assistir Diogo Ribeiro que, na área, falhou o remate, com o guarda-redes algarvio fora do lance.

Depois de um período inicial de domínio do Santa Clara, a formação de Vítor Oliveira equilibrou o jogo, mas sem que conseguisse criar lances de verdadeiro perigo para a baliza de Serginho.

Até ao intervalo, Pires e Paulinho, em posição frontal, tiveram as melhores ocasiões de golo para algarvios, enquanto Diogo Ribeiro desperdiçou a única oportunidade dos açorianos da primeira parte.

No segundo tempo, o Portimonense com maior "agressividade" atacante, assumindo o controlo do jogo e obrigando o Santa Clara a recuar no terreno e a defender mais perto da sua área, permitindo ao conjunto algarvio mais espaço para desenvolver um futebol apoiado.

A superioridade dos algarvios acentuou-se e o golo acabaria por surgir, aos 60 minutos, através de Pires, que, na pequena área, recebeu o passe de Manafá rematando à meia-volta depois de tirar do caminho da bola o guarda-redes açoriano.

A partir do golo, o Santa Clara tentou reagir, passando o jogo a desenvolver-se em toada de parada e resposta, com lances de perigo em ambas as balizas, protagonizados por Manafá, Pires e Stanley.

Aos 66 minutos, os açorianos reclamaram grande penalidade, quando, na sequência de um lance de contra-ataque, Jadson evitou com o braço a progressão da bola na área algarvia, mas que o árbitro entendeu ter sido casual.

Os algarvios também reclamaram uma grande penalidade, aos 75 minutos, lance em que Paulinho foi puxado na área açoriana, como árbitro a mandar prosseguir o lance.

Até ao final, coube à formação do Santa Clara a melhor situação de golo, com Rui Silva, isolado e com o guarda-redes algarvio fora do lance, cabeceou ao lado.

Jogo no Estádio Municipal de Portimão

Portimonense-Santa Clara, 1-0

Ao intervalo: 0-0.

Marcador: 1-0, Pires (60 minutos)

Portimonense: Ricardo Ferreira, Ricardo Pessoa, Jadson, Ivo, Lumor, Pedro Sá, Manafá (Fidelis, 78), Ewerton, Paulinho (Zambujo, 83), Amilton e Pires (Stanley, 78).

Treinador: Vítor Oliveira.

Santa Clara: Serginho, Rui Silva, Massaia, Accioly, Igor (Diogo Coelho, 80), Castanheira (Berny Burke, 67), Hugo Santos (Pineda, 67), Diogo Santos,

Saldanha, João Reis e Diogo Ribeiro.

Treinador: Carlos Pinto

Árbitro: Manuel Mota (AF Braga).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Ivo Nicolau (9') e Castanheira (63').

Assistência: Cerca de 2.000 espectadores.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.