Porfírio Amorim é o novo treinador do Trofense, anunciou esta terça-feira o clube último classificado da II Liga de futebol, adiantando que o contrato é válido até ao fim desta temporada.

«A Administração do Clube Desportivo Trofense, Futebol, SDUQ, vem por este meio comunicar que chegou acordo com o treinador Porfírio Amorim para assumir o comando técnico da equipa de futebol profissional, até ao final da presente época», refere a nota do clube trofense, que agendou para quarta-feira, após o treino matinal, a apresentação do novo técnico.

Vítor Oliveira, como treinador adjunto, e Luís Pinto, como preparador físico, completam a nova estrutura técnica do emblema da Trofa.

Porfírio Amorim vai treinar o Trofense em substituição de Luís Diogo, que saiu do conjunto da Trofa, à oitava jornada, depois de rescindir por mútuo acordo com a direção liderada por Paulo Melro.

O treinador, de 53 anos, regressa assim à Trofa, onde já foi treinador na época 2010/11, temporada em que ficou a apenas a um ponto dos dois clubes, Gil Vicente e Feirense, que conseguiram o objetivo de subida ao escalão principal do futebol português.

Porfírio Amorim iniciou a presente época como treinador adjunto de Abel Xavier no Olhanense, 13.º classificado da I Liga em futebol, mas acabou por deixar o clube algarvio oficialmente por razões de saúde.

Além de Trofense e Olhanense, Porfírio Amorim conta no seu currículo com passagens pelo Rio Ave e Vitória de Setúbal, como adjunto na época 1994/95, Académica de Coimbra, como adjunto em 1997/98, bem como Famalicão e Desportivo de Chaves.

O Trofense segue em 22.º e último lugar da tabela classificativa, com apenas cinco pontos conquistados em dez jogos, fruto de cinco derrotas e cinco empates, sendo que é a única equipa da II Liga que ainda não tem qualquer vitória.

O próximo jogo oficial do Trofense está agendado para domingo, no Funchal, contra o Marítimo B, pelas 16:00, em encontro antecipado da 11.ª jornada da II Liga em futebol.

Para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, o sorteio ditou uma deslocação ao estádio do Dragão para defrontar o atual campeão nacional, o FC Porto.