Uma segunda parte conseguida permitiu este domingo ao Santa Clara anular a desvantagem no marcador e vencer em Freamunde, por 2-1, encurtando distâncias para a liderança da Liga de Honra de futebol, em jogo da 10.ª jornada.

Bock colocou o Freamunde a vencer, aos 07 minutos, na cobrança de uma grande penalidade, mas o Santa Clara reagiu e acabou por dar a volta ao marcador na segunda parte, com tentos de Platini, aos 48, e Alex, aos 71, também na conversão de um castigo máximo.

Num jogo repartido, o Freamunde foi melhor no primeiro tempo e justificou a vantagem ao intervalo, conseguida bem cedo, face a um Santa Clara que pareceu preso de movimentos e lento a pensar o jogo.

As entradas de Nelson e de Minhoca ao intervalo, acompanhadas pelo recuo de Lourenço para a posição "6", deram maior consistência defensiva ao Santa Clara e permitiram uma melhor ligação na hora de organizar o ataque.

O Freamunde demorou a adaptar-se a estas alterações e quebrou fisicamente, permitindo que o Santa Clara desse a volta ao resultado, com tentos de Platini (48), após falha de João Amorim, e de Alex (71), na cobrança de uma grande penalidade a castigar uma pretensa falta de Pedro Moita.

Os locais tentaram reagir, encostaram o Santa Clara à sua área nos minutos finais, mas foram os açorianos que estiveram sempre mais perto de marcar, através de Platini, um autêntico quebra-cabeças na segunda parte do encontro.

Com este resultado, o Santa Clara subiu ao segundo lugar, com 18 pontos, a apenas dois do líder Atlético, derrotado na quinta-feira pelo Moreirense, enquanto o Freamunde, batido em casa pela primeira vez esta época, mantém-se a meio da tabela.