O administrador de insolvência, Manuel Bacalhau, adiantou hoje que o Banif, o maior credor do Clube Desportivo Santa Clara, está disposto a alargar o prazo de pagamento da dívida do clube para o mínimo de 15 anos.

«Os prazos que poderão estar em causa serão de cerca de quinze anos e depois com valor residual a ser renegociado ao fim de 15 anos porque é um passivo muito grande e eu não sei como é possível criar um passivo destes mas criam-se», avançou Manuel Bacalhau aos jornalistas.

Da dívida de mais de sete milhões de euros do Santa Clara, o Banif tem créditos reconhecidos no valor de quatro milhões de euros, o que representa 63% do valor total da divida do clube.

O administrador de insolvência, Manuel Bacalhau, pediu hoje o terceiro adiamento da assembleia geral de credores do Santa Clara, que estava agendada para hoje no terceiro juízo do Tribunal de Ponta Delgada com o objetivo de retificar o plano de recuperação traçado para o clube e acertar a forma de pagamento da divida ao maior credor que é o Banif.

O presidente do Clube Desportivo Santa Clara e da SAD, Mário Batista, admite recorrer à justiça para responsabilizar antigas direções pela dívida acumulada.

«Já foi falado em sede de insolvência, o administrador de insolvência tem uma palavra bastante importante a dizer nesta matéria e não está colocado de parte chamar à responsabilidade os respetivos diretores», admitiu Mário Batista.

Mário Baptista diz ter herdado da anterior direção uma dívida de 17 milhões de euros e se for legalmente possível a vontade da atual direção é que os anteriores dirigentes sejam chamados a contas.

«Da nossa parte, desde a primeira hora, não tenho dúvidas e toda a direção que passou ao longo desse tempo, embora houvesse dirigentes com pensamentos diferentes, que devíamos responsabilidade todos esses dirigentes», admitiu.

A próxima semana será de negociações entre o administrador de insolvência e o Banif, sendo que Manuel Bacalhau espera apresentar novo plano de recuperação do Santa Clara logo a seguir.

A nova Assembleia Geral de Credores está marcada para o dia 19 de dezembro.